Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

História Saiba mais sobre a FPT

1944

O Tênis paranaense foi encontrado em estado lamentável pela Diretoria da Federação Desportiva Paranaense, que logo tratou de organizar uma comissão para dirigir o Departamento de Tênis, que ficou adido à Federação Desportiva.

Esta comissão foi formada pelos senhores: Lucius Smythe, Adolfo Kruger, Oldemar Guimarães e Henrique Cardoni.

A comissão teve um ótimo início, organizando o Campeonato de Terceira Turma, onde participaram 40 jogadores, o Campeonato de Segunda Turma, onde disputaram 30 jogadores, o Torneio Noturno do Graciosa Country Club e o Campeonato de La Divisão, onde participaram as forças máximas dos clubes.

Como se vê, a Comissão desempenhou muito bem as funções que lhe foram atribuídas.

1945

O Tênis avança para o futuro promissor, como já dizia o informativo "Tenis Ilustrado" publicado na época: "No paraná não falta boa vontade para que o esporte branco se popularize rapidamente, invadindo todos os recantos de Curitiba, embora continue sendo um esporte caro e difícil. Afirmo mesmo a vocês que, dentro de pouco tempo, o tênis paranaense surpreenderá os demais centros do país.

Na época destacavam-se os seguintes clubes: Graciosa Country Club, Coritiba Futebol Clube, Batel Futebol Clube e o Circulo dos Militares. O Clube Curitibano estava ainda engatinhando no tênis, mas ja começava a executar as obras da sua sede campestre no bairro Água Verde.

Neste mesmo ano o Graciosa Country Club realizou o II Campeonato Noturno.

1946

No dia 6 de abril de 1946 foi fundada a Federação Paranaense de Tênis, Golf e Natação, tendo como apoiadores o Graciosa Country Club, o Clube Curitibano, o Curitiba Futebol Clube e o Círculo Militar. A comissão organizadora era constituída pelo Presidente, Sr. Francisco Allizir, o secretário Sr. Oldemar Guimarães e o Tesoureiro Sr. J. Barbosa.

É realizado com muito sucesso o campeonato aberto de Tênis de Curitiba, que reuniu tenistas de vários Estados.

A grande novidade do torneio ficou por conta da Publicação do "Diário dos Tenistas" que circulou regularmente durante toda a semana do Campeonato com reportagens dos Jogos. Esta também foi a primeira vez que foram tiradas "chapas", isto é fotos dos tenistas em plena atuação e dirigentes do torneio.

Também em 1946 foi realizado o Campeonato Estadual do Paraná, com cerca de 40 tenistas inscritos, o que significava um recorde até então.

1947

O tênis paranaense sofre uma pequena recessão. Durante todo o ano, é realizado apenas o Campeonato Aberto de Curitiba que, em sua décima edição, tornou-se conhecido com "Campeonato de Emoções" dado o notável equilíbrio e boa qualidade dos jogos.

Durante a realização do torneio, os tenistas se divertiram jogando "bridge" e "pif-paf". 

1948

Novamente apenas o Campeonato Aberto de Curitiba é realizado no Paraná, porém, cada vez mais prestigiado por tenistas de outros Estados. Este ano o Campeonato já teve um caráter mais amplo. Além da presença das primeiras raquetes nacionais, o Campeonato também contou com tenistas sul-americanos.

Entre os paranaenses destaque para Ilse Ribeiro, que apesar de já estar afastada das quadras, conseguiu o segundo lugar na categoria "Simples de Senhoras". Além disso Ilse Ribeiro também conquistou o título de duplas mistas ao lado de Luiz Cezar. Os jornais da época destacavam seu belíssimo padrão de jogo e sua força de vontade extraordinária dentro da quadra.

Nesta mesma época, Dr. Epaminondas Ribeiro, marido de Ilse assumia o cargo de Diretor de Tênis do Graciosa Country Club.

1949

No Paraná é realizado apenas o Campeonato Interclubes da 4ª série, onde o Clube Curitibano, apresentando uma turma bem treinada e homogênea, não encontrou dificuldades em derrotar seus adversários (Graciosa Country Club, Coritiba Futebol Clube e Círculo Militar do Paraná).

Jogaram pelo Clube Curitibano os seguintes tenistas: Antônio Carlos Cunha, Carlos Alberto Lobo, Arthur de Souba e Gualberto Valerio.

1950 em diante

No dia 17 de janeiro de 1950, foi fundada a Federação Paranaense de Tênis, com 4 clubes fundadores e 1 filiado.

- Relação dos clubes filiados: Círculo Militar do Paraná, Clube Curitibano, Graciosa Country Club e Coritiba Futebol Clube (clubes fundadores) e Londrina Country Club (clube filiado).

- 14 de junho: é solicitada à filiação da Federação Paranaense de Tênis junto à Confederação Brasileira de Desportos.

- 24 de agosto: é concedida a filiação da FPT pela Confederação Brasileira de Desportos.

Primeira Diretoria:
Presidente: Sr. Carlos Engel.
Vice-Presidente: Dr. Apparicio Durski e Silva.
Tesoureiro: Dr. Epaminondas Ribeiro.
Secretário Geral: Sr. João Hugo Campanha.
1º Secretário: Sr. Ronaldo Stresser.


Em 31 de março de 1952 foi realizada Assembléia Geral Ordinária para eleição da nova Diretoria que iria exercer seus respectivos cargos durante o biênio 31/03/51 - 31/03/54. A nova Diretoria ficou assim constituída:

Presidente: Sr. Carlos Engel.
Vice-Presidente: Dr. Epaminondas Ribeiro.
Secretário Geral: Sr. Eurídice O. Campos.
1º Secretário: Dr. Benoni Laurindo Ribas.
1º Tesoureiro: Dr. José Ferreira.
2º Tesoureiro: Dr. Adel Karam.


Orlando Silva: tenista paranaense de grande destaque, que mais tarde tornou-se professor. Em 1954 foi convocado para integrar a equipe brasileira que disputou a Taça Davis, entre os dias 18 e 27 de fevereiro deste mesmo ano, no Rio de Janeiro.

O Sr. Carlos Engel ocupou o cargo de Presidente da FPT até 1958 (1950 - 1958). Na Assembléia Geral de 1958 foram eleitos o Sr. Oswaldo Fontão de Andrade, para Presidente, e os Srs. Gabriel Veiga Ribeiro e Francisco Luz, que ocuparam seus cargos de março de 1958 até março de 1960.

Na Assembléia Geral de 1960 foi eleito o Sr. Waldomiro Pedroso, para ocupar o cargo de Presidente. Sua gestão foi de março de 1960 até março de 1961.

Na Assembléia geral de 1961 foi eleito o Sr. José Ferreira, para ocupar o cargo de Presidente. Sua gestão foi de março de 1961 a março de 1962.

Em 1962 foi eleito o Cel. Francisco Gonçalves da Luz para ocupar o cargo de Presidente da FPT.