Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

COPA DAS FEDERAÇÕES
25 de julho de 2016 13:13
Copa das Federações reúne equipes do Brasil em Uberlândia
Equipe paranaense vai brigar pelo título da temporada nas quadras do Praia Clube. Torneio nacional vai até quarta-feira

O Praia Clube de Uberlândia recebe a partir desta segunda-feira a Copa das Federações 2016, competição por equipes que reúne este ano times de 17 federações estaduais de tênis. Os jogos acontecem a partir das 9h30, com as categorias 12, 14, 16 e sub-23 anos masculino e feminino valendo pontos para definir o campeão.

No ano passado o Paraná terminou na terceira colocação geral e nos últimos anos vem chegando à fase decisiva sempre com chance de disputar os títulos. Entre os destaques da equipe nesta temporada, o Paraná tem na sua delegação o tenista universitário Gabriel Sidney, da Universidade de Pepperdine, Adriell Santos na categoria 14 anos, João Eduardo Schiessl na 12 anos e Vitoria Okuyama no sub-23 anos feminino.

A equipe de São Paulo é a atual campeã e conta com equipe completa para tentar a defesa do título, contando com tenistas como Igor Marcondes e Gustavo Cruz, que já têm pontos no ranking ATP, além de outros nomes de destaque dentro do circuito nacional como Ana Paula Melilo, vencedora das três etapas do Circuito Correios disputadas este ano na categoria 16 anos.  

Time anfitrião, Minas Gerais mais uma vez vem com equipes em todas as categorias e busca repetir a campanha de 2014, quando ficou com o título da competição na classificação geral. Os mineiros contam com Bruno Oliveira e Marina Figueiredo, que representaram o Brasil este ano nos Sul-Americanos de 14 e 16 anos, respectivamente.

Vice-campeão em 2015, o Rio Grande do Sul também conta com uma equipe forte formada por tenistas como Amanda Oliveira, vencedora de todas as etapas do Circuito Juvenil Correios na categoria 12 anos feminino, além de Laura Wayerbacher, que disputou o Sul-Americano de 16 anos pelo Brasil, e do tenista profissional Oscar Gutierrez.

A Federação Catarinense de Tênis, que também já se sagrou campeã da Copa das Federações, traz a Uberlândia uma equipe completa, com destaque para Mateo Reyes na categoria 16 anos masculino, Pedro Boscardin Dias, que vem de título conquistado na Áustria, na categoria 14 anos, além de Carolina Laydner na categoria 12 anos.

Goiás é outro estado cujo a federação conta com equipes em todas as categorias na Copa das Federações. O principal destaque goiano é Nalanda Silva, da categoria 14 anos, que ajudou o Brasil a conquistar o título sul-americano deste ano no Paraguai. O time de sub-23 anos masculino tem ainda Eduardo Felter e Armando Ferreira.

Os outros estados com equipes na competição são Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e Tocantins.

“É importante ver 17 federações participando e tudo isso de gente, tem muitas federações com meninos de projetos sociais, muitas que no ano passado estavam aqui com menos equipes e aumentaram para este ano, federações que trouxeram meninos já com ponto no ranking ATP. É a competição mais importante do Brasil por equipes, que desperta o sentido de equipe em todo mundo, a parceria, cooperação e a união”, afirma José Guilherme Danelon, vice-presidente da Confederação Brasileira de Tênis, que está presente no Praia Clube durante os dias de disputa da Copa das Federações.

A Copa das Federações acontece nesta segunda, terça e quarta-feira. Além dos jogos, o evento terá ainda um encontro com Patricio Arnold na terça e quarta-feira às 8h30 para todos os treinadores e pais dos tenistas para explicar informações sobre o Departamento de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Tênis.

Confira abaixo a lista de tenistas convocados para a seleção do Paraná por categoria:

12 anos feminino

Maria Mauad

Nicole Serraglio

Maria Bloot

Maria Ramos

 

14 anos feminino

Nathalia Mossambani

Julia Klimovicz

Luana Wild

Maria Eduarda Oliveira

 

16 anos feminino

Thais Andreotti

Laura Silveira

Vanessa Silva

Julia Campos

 

Sub-23 feminino

Nathália Gasparin

Vitória Okuyama

Kathleen Percegona

Isadora Rinaldo

 

12 anos masculino

Gabriel Schenekenberg

João Schiessl

Lucca Liu

Percy Buffara

 

14 anos masculino

Adriell Santos

João Duleba

Matheus Ramos

Eduardo Stephanes

 

16 anos masculino

Eduardo Taiguara

Victor Castro

Lucas Lima

Eduardo Almeida

 

Sub-23 masculino

Enrico Lima

Felipe Garla

Gabriel Sidney

Arthur Fagundes

- -

Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa
imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 9764-0333

Com informações da CBT