Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

HOMENAGEM
22 de fevereiro de 2017 16:48
Instituto Ícaro homenageado pelos Caçadores de Bons Exemplos
Em visita à DM, a embaixadora Ana Klaus presenteou Duda Marcolin com um kit especial

“Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros - é a única”, diz a frase mais famosa atribuída ao Prêmio Nobel da Paz e teólogo franco-alemão Albert Schweitzer, falecido em 1965, no Gabão, que até o fim da vida doou-se ao povo africano, amenizando a dor e sofrimento de milhares de pessoas.

E para você, o que é um bom exemplo?

Quanto mais pensamos, mais respostas vêm à mente, não é mesmo? Pois os Caçadores de Bons Exemplos encontraram uma boa resposta para a questão: são “pessoas que fazem a diferença no mundo executando algum projeto social ou ação positiva. Pessoas que buscam soluções, ao invés de focarem somente nos problemas”.

O Instituto Ícaro, entidade sem fins lucrativos que incentiva a prática do tênis para milhares de crianças e jovens paranaenses, recebeu uma homenagem dos Caçadores pelos bons exemplos que vêm oferecendo à sociedade desde o ano 2000 na Academia DM, no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba. Atualmente, o projeto atende mais de 3 mil pessoas em escolas públicas da capital, em praças e na sede da Academia, proporcionando às crianças e jovens o primeiro contato com o esporte, assistência no acompanhamento escolar e no desenvolvimento de atividades culturais e recreativas.

Para laurear a iniciativa e incentivar o trabalho que é desenvolvido pelo Instituto, a embaixadora do Caçadores de Bons Exemplos em Curitiba, Ana Klaus, visitou nesta quarta-feira (22/02) o diretor da DM, Eduardo “Duda” Marcolin, para entregar-lhe um kit que homenageia o trabalho feito no Paraná. Dentre outros objetos, o kit é composto pelo livro que conta a história inspiradora dos Caçadores de Bons Exemplos; a cada obra vendida no site, outra é doada para as Bibliotecas Públicas do Brasil.

Segundo a embaixadora, o Instituto Ícaro obteve destaque na seleção das entidades contempladas pelos Caçadores. “É o único Instituto de incentivo ao tênis que faz parte dos selecionados. Existem outros na área esportiva, mas no tênis o Instituto Ícaro se destacou no trabalho prestado à comunidade e é por isso que está recebendo a homenagem”, afirma Ana.

Para ela é importante que as entidades sociais tenham mais entrosamento para, desta forma, beneficiarem mais pessoas. “Essa visibilidade é importante para futuramente surgirem novas parcerias para as entidades. Um dos meus desejos como multiplicadora do Caçadores é poder entrosar melhor as ONGs da capital e, quem sabe, mesclar os serviços oferecidos por duas ou mais entidades e fazer um projeto só, com uma única finalidade. Essa troca, essa afinidade vai agregar muito a todas elas”, explica.

Os Caçadores de Bons Exemplos surgiram da iniciativa de um casal do interior de Minas Gerais que largou toda a rotina da vida familiar e profissional para viajar pelo Brasil em busca de bons exemplos. “A Iara e o Eduardo (idealizadores do projeto) tomaram uma decisão muito corajosa, como nunca vi alguém tomar. Venderam tudo o que tinham e saíram pelo país atrás de algo que desse sentido à vida deles. Queriam descobrir o que move as pessoas a ajudar o próximo. Era para durar três anos e lá se vão seis, com mais de 1350 projetos catalogados em todo o país, replicando e disseminando informação. O projeto de tênis do Duda é maravilhoso. Por que não replicar em outros lugares e envolver mais pessoas?”, questiona Ana, que é voluntária em ONGs pelo Paraná e responde pela diretoria de comunidades do Rotaract.

Feliz e orgulhoso pela homenagem, o diretor da DM e idealizador do Instituto Ícaro, Duda Marcolin, disse que após anos “de estrada”, aprendeu que a união é a melhor forma de fortalecer as ações sociais. “O Instituto Ícaro está chegando perto dos 20 anos de atuação e o que mais aprendemos durante todo esse tempo é que, para crescermos e atingirmos mais resultados, é preciso dar as mãos. Se todos nos unirmos, todo mundo fica mais forte”, disse.

Para Duda, os Caçadores são fundamentais para que tudo aconteça de forma unificada. “O objetivo dos Caçadores acaba funcionando como um catalisador nesse processo. E são pessoas como a Ana, no papel de embaixadores, que fomentam isso regionalmente. É uma ideia sensacional, um dos projetos mais admiráveis do Brasil ao qual temos a honra de fazer parte e de sermos homenageados. Temos o objetivo comum de gerar benefícios para as pessoas que mais precisam, e é assim que vamos continuar”, afirma Duda.

O Instituto Icaro conta com o patrocínio de Mondelez, SporTV, Volvo, Neovia Engenharia, Britânia, Copel e Coamo e tem o apoio do Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, da Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), do programa Nota Paraná e Federação Paranaense de Tênis. 

- -

Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa
imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 99764-0333