Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

FUTURE FEMININO
28 de fevereiro de 2017 23:38
Juvenil russa surpreende Teliana em Curitiba
Russa Anastasia Potapova, de apenas 15 anos, mostrou por que é considerada uma das grandes promessas do tênis mundial

A russa Anastasia Potapova, de apenas 15 anos, mostrou nesta terça-feira por que é considerada uma das grandes promessas do tênis. Campeã juvenil de Wimbledon e número 1 do mundo, ela se adaptou perfeitamente ao saibro e, mesmo diante do público paranaense, derrotou Teliana Pereira em sets diretos, com as parciais de 7/6 (7-5) e 6/2, ainda na estreia da primeira etapa do Circuito Feminino Future de Tênis.

"Estou incrivelmente feliz, é a maior vitória da minha vida. Consegui mostrar meu melhor tênis, meus golpes estavam muito firmes hoje", festejou Potapova. "Apesar de todo o apoio do público, me foquei unicamente no que tinha de fazer a cada ponto". Nas oitavas de final, ela enfrentará a britânica Amanda Carreras, que superou a paulista Nathaly Kurata, por 6/2 e 6/4.

"Tudo deu errado, eu joguei mal, não fiz nada de diferente na quadra. Mas ela teve méritos, foi mais agressiva", lamentou Teliana. "Perdi minha essência, que era regularidade. Preciso recuperar isso. Também jogar um pouco mais dentro da quadra". Teliana disputará na próxima semana a segunda etapa do Circuito Feminino, no clube Paulistano, em São Paulo.

Duas brasileiras se garantiram na segunda rodada até aqui. Carolina Meligeni Alves teve atuação segura e eliminou a norte-americana Libby Muma, vinda do quali, por 6/4 e 7/6 (8-6). "Comecei um pouco tensa, minhas bolas estavam um tanto curtas e isso deixou que ela ficasse na frente até 4/2 do primeiro set. Aos poucos, me soltei. O outro set também foi duro, salvei dois set-points". Carol acaba de voltar de longa excursão na Tunísia que permitiu subir cerca de 300 pontos no ranking.

No único duelo todo nacional da primeira rodada, a paulista Eduardda Piai impôs sua experiência sobre a juvenil paranaense Nathalia Gasparin, com parciais de 6/4 e 6/0. "Estou muito feliz por estar fazendo meu primeiro torneio profissional e acho que fui bem no primeiro set. Eu estava jogando o circuito juvenil e foi uma experiência incrivel", afirmou Gasparin. Nas oitavas, Carol enfrentará a chilena Daniela Seguel, enquanto Piai jogará contra a suíça Conny Perrin.Pigossi e Cé vencem e Brasil tem quatro nomes nas oitavas de Curitiba

Pigossi e Cé vencem e Brasil tem quatro nomes nas oitavas de Curitiba

O tênis brasileiro terá quatro representantes nas oitavas de final da primeira etapa do Circuito Feminino Future de Tênis. Depois das classificações no início do dia de Carol Meligeni Alves e Eduarda Piai, a canhota gaúcha Gabriela Cé e a paulista Laura Pigossi venceram no complemento da rodada, no Graciosa Country Club.

A experiente Cé superou jogo duro diante da cabeça 7 Kathinka von Deichmann, de Liechtenstein, parciais de 6/4, 6/7 (1-7) e 6/1, enquanto Pigossi precisou virar diante da húngara Vanda Lukacs, por 5/7, 6/3 e 6/1. Na segunda rodada, Cé enfrentará a espanhola Maria-Teresa Torro-Flor, enquanto Pigossi terá tarefa difícil diante da russa e cabeça 1 Irina Khromacheva, atual 92ª do ranking, que estreou com 6/2 e 6/3 sobre a venezuelana Andrea Gamiz.

"Ganhei ritmo na Fed Cup no México e isso me deixou mais solta para o jogo de hoje", contou Gabi. "Poderia ter fechado no segundo set, mas Kathinka teve méritos. Mantive a intensidade no final e ela não aguentou". Já Pigossi, que passou a treinar na Espanha, destacou sua força mental. "Sabia que o jogo poderia ser longo e assim soube dosar a energia. Saquei muito bem no final".

Paranaense de 17 anos e convidada pela organização, Georgia Gulin, teve boa atuação antes de cair diante da russa Marina Melkova, por 6/2 e 6/3. "Em simples, evolui bastante comparando com o ano passado. Não entrei nervosa, estava bem solta. A diferença é que ela atacou muito meu segundo saque, o que não acontece no juvenil", avaliou Gulin, que teve a sua segunda experiência no nível professional.

Para mais notícias, fotos, vídeos e transmissão ao vivo das partidas acesse: www.circuitotenisfeminino.com/2017/

A rodada desta quarta-feira abre as oitavas de final e terá início às 11 horas, com entrada gratuita para o público. Veja a ordem dos jogos:

 

Quadra 4 - 11h

Carolina Alves (BRA) vs. [6]Daniela Seguel (CHI)

[3]Montserrat Gonzalez (PAR) vs. Amanda Anisimova (EUA)

 

Não antes das 15h

Nathaly Kurata/Eduarda Piai (BRA) vs. Daniela Seguel (CHI)/Kathinka von Deichmann (LIE)

 

Não antes das 17h

Montserrat Gonzalez (PAR)/Ana Sanchez (MEX) vs. Conny Perri (SUI)/Maria Teresa Torro (ESP)

Mariana Correa (EQU)/Flávia Bueno (BRA) vs. Laura Pigossi (BRA)/Jill Teichmann (SUI)

 

Quadra 1 - 11h

Eduarda Piai (BRA) vs. [4]Conny Perrin (SUI)

[5]Jill Teichmann (SUI) vs. Margot Yerolymos (FRA)

 

Não antes das 15h

Gabriela Cé (BRA)/Andrea Gamiz (VEN) vs. Amanda Carreras (GBR)/Alice Savoretti (ITA)

 

O Circuito Feminino Future de Tênis é apresentado pelo Itaú através da Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte/Governo Federal e tem o apoio da Rede. A realização é do Instituto Esperança do Amanhã. O circuito tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Paranaense de Tênis.

- -

Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa
imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 9764-0333