Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

TENISTA DA SEMANA
21 de fevereiro de 2018 05:54
Tenista da Semana: Anderson Mendonça, técnico e atleta
Anderson é treinador de alto rendimento do Clube Curitibano e atleta de beach tennis pela Connecting Sports

Pela primeira vez a nossa coluna traz até vocês um atleta que também é treinador. O Anderson Mendonça é atleta de beach tennis na Connecting Sports e treina as equipes de tênis de alto rendimento do Clube Curitibano. Ele é natural de Curitiba e tem 31 anos de idade. Recentemente ele foi campeão de simples da categoria Pró no ITF Fortaleza de Beach Tennis, torneio que reuniu centenas de atletas do Brasil e do Mundo e sobre o qual voltaremos a falar adiante.

Anderson começou a carreira esportiva aos 8 anos, jogando tênis de mesa. Foi assim até os 12, quando começou a jogar tênis, no Clube Rio Branco. Contudo, seu grande sonho era ser jogador profissional de futebol. Seguiu até os 21 anos tentando, mas não conseguiu. Foi aí que surgiu uma boa oportunidade de emprego e ele começou a levar mais a sério o tênis.

Jogou diversos torneios da Federação Paranaense de Tênis (FPT) e, logo em sua estreia na 6ª classe, já foi campeão e começou a tomar cada vez mais gosto pelo esporte. Em 2012 começou a cursas Educação Física, com a meta de ser professor no futuro. Começou com estágios no Clube Curitibano, nas escolinhas e aulas sociais. “Naquela época tive a oportunidade de aumentar os meus conhecimentos como professor e técnico, o que me ajudou muito a conquistar o meu espaço como profissional”, afirma Anderson, muito grato ao clube que o mantém até hoje como treinador da equipe de alto rendimento.

Anderson considera-se um jogador de propulsão, que gosta de atacar. “Como tenista sou um jogador que gosta de atacar, de definir o ponto, subir à rede, fazer saque e voleio. Meus pontos fortes são o backhand e o voleio. Esse esporte nos proporciona uma educação exemplar, concentração, disciplina, respeito ao próximo e nos ajuda a lidar com as situações favoráveis e desfavoráveis da vida”, garante.

BEACH TENNIS

O tenista da semana teve o primeiro contato com o Beach Tennis em 2015, nas areias da praia de Laguna, em Santa Catarina. “Achei o esporte sensacional e me identifiquei muito. Comecei a jogar com frequência e, após alguns meses, joguei o primeiro torneio em Barra Velha (SC), na categoria iniciante. Depois daquele participei de vários outros, fui me aperfeiçoando e conquistei alguns títulos. Subi de categorias e conquistei títulos em todas elas. No ano passado cheguei ao profissional e fui um dos convocados para a seleção do Paraná na Copa das Federações de Beach Tennis”, orgulha-se Anderson, que entre os títulos mais relevantes, contabiliza os primeiros lugares no ITF de Garopaba e Fortaleza.

“Em fevereiro fui para o ITF Fortaleza, enfrentando atletas de altíssimo nível, abaixo de sol, chuva e vento fortes, e fiquei com o titulo da simples PRÓ. Este torneio foi emocionante e de superação total, pois o desgaste físico chegou ao limite, devido aos treinos consegui me manter forte e superando aos obstáculos dentro e fora de quadra. Meu objetivo é pontuar e subir no ranking mundial”, explica.

E será que é tranquilo conciliar a vida de treinador e atleta? Sobre isso, Anderson acha que é possível. “Dentre tantos torneios, concilio bem o meu trabalho como professor de beach tennis e treinador de tênis no Clube Curitibano, com a minha vida de atleta. Treino em quadra uma hora por dia e mais uma hora de preparação física, com a parceria da Connecting Sports e Anderson Rampazzo, e dos preparadores físicos Mauricio e Rodrigo. Já no Clube Curitibano a maior carga de trabalho passou a ser professor de beach tennis, tendo em vista o aumento da procura pelo esporte. Embora a rotina de trabalho e treinamentos seja intensa, me dedico a ambas as atividades, pois ensinando estou aprendendo muito também como atleta”, afirma.

Para ele, a FPT tem papel fundamental no desenvolvimento dos tenistas e dos treinadores. “A FPT é importante para o crescimento do beach tennis e do tênis porque, através das divulgações de cursos para capacitação dos professores de ambas as modalidades, e de torneios para a população, consegue aumentar a demanda do público, fazendo com que os esportes sejam de maior acesso a todos”, finaliza.

Em abril, Anderson vai disputar mais um torneio ITF de Beach Tennis, desta vez na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e com certeza todo o Paraná estará na torcida!

- -

Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa
imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 99764-0333