Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

PARCERIA CBT
04 de junho de 2018 15:26
Kuerten, Lonziano, Giudicelli, Westrupp e Kuerten
CBT e FFT lançam circuito brasileiro de tênis amador
Roland-Garros Amateur Series by Peugeot terá quatro etapas no Brasil e ranking nacional inédito

A Federação Francesa de Tênis, em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis, lançou neste sábado (2), em uma coletiva de imprensa em Paris, o Roland-Garros Amateur Series by Peugeot, um circuito de tênis amador que será realizado pela primeira vez no Brasil. Estiveram presentes no lançamento o presidente da FFT, Bernard Giudicelli, e o Diretor de relações internacionais da FFT, Pascal Maria, o Coordenador de Projeto internacionais da FFT, Lucas Douborg, o presidente da CBT, Rafael Westrupp, o conselheiro da CBT, Rafael Kuerten, o gerente de Esportes e Eventos da CBT, Eduardo Frick, o diretor de Marketing e Comunicação da Peugeot na França, Thierry Lonziano, e o representante do Minas Tênis Clube, Ernani Melo, irmão do tenista Marcelo Melo.

O presidente da CBT, Rafael Westrupp, celebrou a ampliação da parceria com a Federação Francesa. "É muito mais do que uma parceria comercial entre CBT e FFT. Nossa parceria, que teve início com o Rendez-vous à Roland Garros, está crescendo. Esse ano, obtivemos duas vagas no torneio – meninos e meninas. Agora, estamos dando um novo passo para aproximar os jogadores amadores no Brasil. Isso tudo com a profunda confiança da Peugeot, da Federação Francesa de Tênis e dos clubes, que estão fazendo esse sonho virar realidade no Brasil”, disse Westrupp.

O mesmo tom de parceria e amizade entre as entidades foi adotado pelo presidente da FFT, Bernard Giudicelli, que ainda lembrou dos triunfos de Gustavo Kuerten em Roland Garros. "Quero agradecer ao meu amigo Rafael porque essa parceria é baseada em uma verdadeira amizade entre nós e entre a CBT e a FFT, não são apenas negócios. A Federação Francesa de Tênis tem uma boa lembrança das três vitórias do Guga aqui. Guga ainda está em nosso coração, e o Brasil não é para nós apenas um parceiro, é uma verdadeira amizade entre os nossos países. Obrigado, Peugeot, obrigado, Rafael”, ressaltou o presidente da FFT.

A parceria da Peugeot com Roland Garros já tem 34 anos e a montadora também é patrocinadora da CBT. "É uma longa história, somos parceiros de Roland Garros por 34 anos. Somos parceiros em diversos torneios ao redor do mundo, o tênis é muito importante para nós. Estamos muito felizes com essa parceria. O Brasil é um país muito importante para nós, estamos presentes na América do Sul, temos fábricas no Rio, em Porto Real, em São Paulo. O tênis, essa parceria e esse projeto Amateur Series terão todo o nosso apoio para organização e para a comunicação. Estamos orgulhosos de receber esse projeto aqui e também de fazer parte dele", destacou o diretor de Marketing e Comunicação da Peugeot na França, Thierry Lonziano.

 

Como será o Roland-Garros Amateur Series by Peugeot?

O Amateur Series terá quatro etapas no Brasil, três em 2018 e a quarta em março de 2019, todas disputadas no saibro. A última etapa reunirá os oito melhores de cada categoria. Ao todo, serão 22 categorias. Da 1ª a 6ª classe no masculino e da 1ª a 5ª no feminino. O campeão geral de cada categoria, após as quatro etapas, participará de um sorteio, onde o vencedor ganhará uma viagem a Roland Garros com as despesas totalmente pagas durante uma semana.

A etapa inaugural será realizada no Iate Clube de Brasília, no Distrito Federal, entre 23 e 26 de agosto. O segundo torneio será disputado entre 4 e 7 de outubro em Belo Horizonte, no Minas Tênis Clube, que se tornou o primeiro clube do Brasil a receber o selo Roland Garros, neste sábado, em Paris. A terceira etapa ocorrerá em Porto Alegre, de 22 a 25 de novembro. As finais serão disputadas no Rio de Janeiro em março de 2019.

Esta será a primeira vez que a CBT terá um circuito de tênis amador que reunirá adolescentes e adultos no mesmo torneio. O Amateur Series é destinado a jogadores amadores, homens e mulheres, entre 13 e 80 anos, e contará com um sistema de pontos para o ranking nacional de classes. O objetivo é reunir jogadores de diferentes clubes, idades e níveis de jogo na mesma competição. Hoje, o Brasil tem aproximadamente 100 mil tenistas amadores adultos que jogam torneios de clubes organizados pelas Federações de cada estado.

Segundo uma pesquisa da Sports Marketing Surveys INC., 2,3 milhões de pessoas jogam tênis no Brasil, o equivalente a 1,3% da população nacional. A maioria destes praticantes está concentrada no amador. Ainda de acordo com o estudo, 28% do total de jogadores são homens com 35 anos ou mais, 47% preferem jogar em clubes, 20% em academias e 13% em condomínios, casas e quadras privadas.

"Não é uma parceria baseada apenas no alto rendimento, esse projeto é baseado no tênis do cotidiano, no tênis amador, que constitui a principal riqueza de uma federação. Todos os jogadores de alto nível vêm de um clube, eles aprenderam em um clube. Se eles aprenderam em um clube é porque tiveram estrutura para acolhê-los, dos treinadores e dos dirigentes", afirmou Giudicelli.

"Obrigado, Peugeot, pela confiança. Quero agradecer ao Rafael Kuerten, que é membro do nosso conselho e irmão do Guga, que conhece profundamente essa quadra atrás de nós, ao Ernane Melo, que tem a confiança da Federação Francesa recebendo o selo Roland Garros para o Minas Tênis Clube", destacou Westrupp.

"É uma parceria fantástica para a Confederação Brasileira de Tênis, pensando a médio prazo. O que podemos trocar com a Federação Francesa de Tênis é fantástico, eles têm um trabalho bastante estruturado aqui, tanto na gestão, quanto na parte técnica. Só temos a ganhar. Além disso, vem também um encantamento. A Federação Francesa está ligada a Roland Garros, que, por sua vez, para nós, brasileiros, tem a história do Guga. Tem esse encanto que podemos também levar para os jogadores e para os jovens. Estou muito convicto de que só vamos colher bons frutos", ressaltou Rafael Kuerten.

"É um prazer estar aqui anunciando essa parceria para nós, estamos muito orgulhosos de fazer parte desse mundo, nos considere igualmente como amigos. Sou o irmão mais velho do Marcelo Melo, que venceu aqui em 2015. Roland Garros está no sangue da nossa família também. Muito obrigada, nossa parceria será muito importante para desenvolver o tênis brasileiro. No Minas Tênis Clube, que é o maior clube do Brasil, podemos desenvolver ótimos projetos. Obrigado novamente. O anúncio dessa parceria é muito positivo e estamos muito orgulhosos", comemorou Ernani Melo.)

- -

Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa
imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 9764-0333
FONTE: CBT