Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

Stress no Tênis
13 de junho de 2018 10:19
Paulo Penha e Camilo Alvarez
Coluna Psicologia do Esporte
Nos próximos meses o psicologo esportivo Paulo Penha dará dicas aos tenistas

Cada modalidade esportiva tem sua singularidade e no tênis não é diferente, é um esporte que exige o máximo do atleta, fisicamente e psicologicamente.

Participar de uma competição requer várias demandas do atleta, seja em uma competição individual ou em dupla; com isso o atleta pode ser afetado pelo stress, de forma positiva ou negativa.

O estresse gera uma resposta física em nosso corpo, e quando estressado o corpo pensa que está sob um “ataque” e muda para o modo de “fuga e luta”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas, que acaba prejudicando sua performance física em muitos aspectos.

No tênis, freqüentemente o stress negativo acaba por gerar uma resposta depressiva no corpo do atleta, desse modo o próprio perde potência, foco, energia podendo inclusive aumentar a possibilidades de lesões. Conseqüentemente perde-se muito do rendimento e desempenho em quadra.

Qualquer tenista está sujeito ao estresse, do amador ao profissional, e por mais clichê que pareça esse tema, é de extrema relevância que o stress esteja sob o controle do atleta que busca o máximo rendimento esportivo. O Caminho que soluciona essa questão é um bom treinamento emocional, realizado com um Psicólogo Esportivo.

Durante o Interclubes Infantojuvenil o psicologo esportivo Paulo Penha dará uma palestra para os tenistas, o evento irá acontecer na quarta-feira dia 20/06/2018 às 17:30.

Tenista federado tem 30% de desconto para o pagamento à vista em qualquer serviços da clínica Psiccom. E tenistas fora de Curitiba pode solicitar o atendimento online.

Paulo Penha e Camilo Alvarez
Psiccom Psicologia Esportiva
paulopenha@psiccom.com.br
41 3243-8654/3387-8654
41 99108-4243