Para impulsionar a modalidade no país e homenagear a data em que o Brasil esteve no topo do mundo do tênis pela primeira vez na história, a Confederação Brasileira de Tênis celebra a partir de 2015 o Dia Nacional do Tênis, na data de 3 de dezembro. Neste dia em 2000, Gustavo Kuerten venceu Andre Agassi no Masters de Lisboa por triplo 6x4, alcançando seu quinto título no ano, o décimo título da carreira e a primeira posição do ranking profissional do tênis, posição defendida por 43 semanas consecutivas.
Para chegar ao título do Masters de Lisboa, Guga perdeu para Agassi (6-4, 4-6, 3-6), venceu Norman (7-5, 6-3) e Kafelnikov (6-3, 6-4) na primeira fase avançando para as semifinais. Ao derrotar Pete Sampras na semi (6-7, 6-3, 6-4) e Andre Agassi na final, Gustavo Kuerten tornou-se o único tenista na história a vencer os dois americanos em um mesmo torneio. Com o resultado, o posto de número um de Marat Safin, que havia caído na semifinal do torneio contra Agassi por duplo 6x3, passou para o brasileiro.
A Federação Paranaense de Tênis presta esta homenagem a Guga e a todos os tenistas pela data! E convoca a todos os clubes, academias e tenistas a divulgarem este dia para que juntos possamos difundir e atrair cada vez mais praticantes para o universo do tênis, fazendo com que ele cresça e se fortaleça!
PARABÉNS A TODOS!
Em nome de toda a equipe FPT!