Desde o último sábado (05.03) o Clube de Campo Santa Rita, em São José dos Campos (SP), está recebendo o 46º Banana Bowl, uma das principais competições do tênis infanto mundial, com disputa do qualifying para as categorias 14, 16 e 18 anos.
A paranaense Nathalia Gasparin será uma das representantes nacionais na segunda fase da categoria 18 anos. Gasparin iniciava reação contra a peruana Anastasia Iamachkine e vencia por 5/7, 6/4 e 1/0, quando a rival de 15 anos abandonou com dores na perna direita.
“Já havia jogado várias vezes com ela, mas nunca tinha ganhado. Sabia que seria um jogo difícil, já que ela é 140ª na ITF”, disse Gasparin a respeito da rival peruana, que já representa seu país na categoria principal da Fed Cup.
“Eu comecei super bem, abri 5/3, mas ela virou. Consegui vencer o segundo set e ela começou a sentir a perna, acho que uma câimbra na panturrilha, e chamou o físio. Continuei focada e jogando muito bem e ela desistiu quando eu quebrei”, acrescentou a paranaense que agora enfrenta a cabeça 7, argentina Melany Krywoj.
Vitória Okuyama (CC) também venceu sua partida sobre a argentina Azul Pedemonti com parciais de 7/5 6/4. Já a tenista Gabriela Araujo, que passou pelo qualy com uma vitóriao sobre a brasileira Carolina Wakiama (6/2 6/1) não conseguiu vencer na primeira rodada da chave principal, sendo derrotada pela americana Sabina Dadaciu por 6/4 6/1.
Até domingo aconteceram as disputas do Quali. Nesta segunda-feira (07.03) iniciaram os jogos das chaves principais de todas as categorias. A partir de quarta-feira (09.03) começam os jogos da chave principal na categoria 12 anos.
Confira como está a participação paranaense no torneio:
Categoria 18M: O único representante do Paraná na categoria, Karl Udo Heinrichs (CC), perdeu na segunda rodada do qualificatório para o israelense Yshai Oliel, parciais de duplo 6/1.
Categoria 16F: Já classificada com antecedência, a tenista Thais Andreotti (CC) será a representante do Paraná na chave principal.
Categoria 16M: Eduardo Taiguara (CC) será o único paranaense na chave principal. Eduardo Lobo, também do Clube Curitibano, não superou o adversário no quali e foi eliminado da disputa.
Categoria 14F: Maria Eduarda Oliveira (CC) venceu a brasileira Débora Souza (6/2 e 6/4) e garantiu sua vaga. A tenista vai se juntar à paranaense Julia Klimovics (CC), classificada com antecedência para a chave principal.
Categoria 14M: Com dois representantes no qualificatório, o Paraná será representado na chave principal da categoria pelo tenista João Duleba (CC), que venceu na rodada final do quali o brasileiro e cabeça de chave número 1, Matias Tasmussen por 7/5 e 6/0. Eduardo Stephanes (CC) decidirá sua vaga na chave contra o brasileiro André Silva.
Categoria 12 anos: O Paraná será representado pelos jogadores Matheus Lima (DM), Breno Urvaneja (DM), Lucca Liu (ECO), Gabriel Resende (ECO), Percy Buffara (ECO), João Vitor Remigio (LCC) e João Schiessl (CC) no masculino. No feminino as representantes são Nicole Serraglio (CC), Maria Elisa Ramos (CC), Maria Bloot (DM) e Maria Mauad (CC).
- -
Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa
imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 9764-0333
Fonte: Banana Bowl