Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

WORKSHOP CBT
03 de junho de 2017 14:37
Ignácio Asenzo, palestrante do Workshop. Foto: Diego Pereira
Começou neste sábado o Workshop CBT no Clube Curitibano
Encontro reúne mais de 150 tenistas do Brasil em Curitiba. Encerramento será no domingo, 14h30

A sétima edição do Workshop Internacional de Tênis iniciou a programação neste sábado (03/06), nas dependências do Clube Curitibano, em Curitiba, com participação de mais de 150 treinadores do Brasil. O evento, realizado pela CBT e FPT, encerra amanhã, domingo (04/06), 14h30.

O evento, que pelo segundo ano consecutivo vem a Curitiba, já está consolidado no calendário do tênis brasileiro e desta vez conta com a presença especial do espanhol Pancho Alvariño e do argentino Ignacio Asenzo, entre outros palestrantes de peso.

O vice-presidente da CBT, José Guilherme Danelon, está participando do evento. “É um grande orgulho para a CBT estar novamente aqui em Curitiba com o Workshop Internacional. Só temos elogios e agradecimentos a fazer à Federação Paranaense de Tênis e ao Clube Curitibano, que não mediram esforços para que tudo desse certo. O evento atinge seu objetivo na troca de experiências entre os treinadores, e o caminho para o desenvolvimento é esse. O treinador que quer se especializar na modalidade, precisa participar deste evento, já que o que há de mais atual no mundo do tênis está sendo abordado aqui”, avalia Danelon.

Após a palestra de Ignacio Asenzo, o treinador argentino conversou com a reportagem. “A presença dos treinadores do Brasil neste tipo de atividade é fundamental para o crescimento profissional deles, e também para o próprio país. Acho que toda busca por informação é importante, e este tipo de congresso ajuda muito nisso. Mas o que importa mesmo é que os treinadores apliquem o que aprendem aqui na prática, em quadra com os tenistas. O trabalho diário e exaustivo é importante para quem busca melhorar o nível do tênis. O Brasil é um país muito grande e o trabalho que está sendo feito aqui é muito importante”, disse Ignácio.

O treinador Cesar Kist, palestrante e um dos organizadores do Workshop, avaliou os palestrantes. “Temos aqui gente de muitas regiões do país, como ocorre todos os anos, e cada vez eles absorvem novas informações. Em relação ao evento, os palestrantes são de primeira! Este ano temos o Ignacio, com um histórico vencedor na Argentina, e o Pancho Alvariño, que foi campeão da FED Cup e treinou dezenas de atletas que chagaram ao TOP 50 do mundo. Os brasileiros que estão aqui na grade de programação também têm muita qualidade”, comenta Kist.

O treinador Dirceu Souza, de São Paulo, veio a Curitiba em busca de mais conhecimento. “O Workshop sempre traz novidades em relação ao treinamento e à preparação física dos atletas. Para que a gente se mantenha atualizado é muito importante participar destes encontros. É a minha primeira vez em Curitiba e posso dizer que a CBT e a FPT estão de parabéns pela atenção que vêm dando à capacitação de treinadores”, disse Dirceu.

PALESTRANTES

Pancho Alvariño é conhecido por ter trabalhado com o ex-número 1 do mundo Marat Safin, além de sua irmã Dinara Safina. O espanhol treinou também Nicolay Davidenko, David Ferrer, Igor Andreev, Alex Calatrava, entre outros. Foi capitão da equipe espanhola vencedora da Fed Cup em 1992 e dos Jogos Olímpicos de Barcelona. O espanhol vai abordar palestras com os temas “A melhor profissão do século XXI: Treinador de tênis”, “Padrões de jogo de fundo de quadra”, “Conceito da formação de jogadores na Espanha”, “Padrões de jogo de meia quadra e rede” e “Aplicação prática dos padrões de jogo: O que fazer nos treinos e na prática”.

Ignacio Asenzo foi capitão por inúmeros anos das equipes argentinas nos Campeonatos Sul-americanos, em que passaram os principais tenistas juvenis argentinos, entre eles Juan Martin del Potro, Leonardo Mayer, Guido Pella, Eduardo Schwank, entre outros. Foi técnico da equipe argentina no Pan-americano de Santo Domingo e por inúmeras vezes das equipes juvenis argentinas na Gira COSAT. O argentino abordará os temas “trabalho técnico e físico: Apoios e transferências”, “Tomada de decisão: Entrar e sair, passo decisivo”, “Conceitos da formação de jogadores na Argentina” e “Programa valores da Associação Argentina de Tênis”.

O Workshop Internacional também terá a palestra de Cesar Kist, Oficial de Desenvolvimento da ITF para a América do Sul e Diretor de Capacitação da Confederação Brasileira de Tênis, que abordará o tema “Exercícios para o desenvolvimento técnico/tático de jovens tenistas avançados”.

 Outros palestrantes serão Glauco Pereira, coordenador técnico geral de toda a rede de Academias Play Tennis, que abordará “O poder da comunicação: Dentro e fora da quadra”, Flávio Marreti, Tutor da ITF para América do Sul, que apresentará o tema “Saque e devolução: Estratégias importantes que devem ser dominada”, Michael Milistetd, que nos últimos anos tem investigado sistemas de formação de treinadores no Brasil e no exterior (Canada, Portugal, Espanha, Japão) abordará o tema“Desenvolvimento das competências profissionais para o treinador de tênis”. O Gerente de Esportes e Eventos da CBT, Eduardo Frick, também irá palestrar sobre o tema “Programa CBT de inserção ao profissional”.

Este evento ocorre desde 2011 de forma consecutiva. As três primeiras edições aconteceram em São Paulo, a quarta e quinta em Londrina e a última em Curitiba. Ao longo desses anos, nomes renomados como os americanos Brad Gilbert e Gabe Jaramillo, os espanhóis Francis Roig e Jofre Porta e os argentinos Gustavo Lusa e Pablo Pécora entre outros, já palestraram no Brasil.

No ano passado, o Workshop Internacional de Tênis trouxe a Curitiba os treinadores Carl Maes, da Bélgica e Mario Bravo, da Argentina.

- -

Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa
imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 99764-0333