Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

WORKSHOP CBT
05 de junho de 2017 14:48
Participantes do Workshop CBT. Foto: Eduardo Figueiredo
Mais de 150 treinadores participaram do Workshop em Curitiba
O Clube Curitibano recebeu novamente o Workshop Internacional CBT em dois dias de muito aprendizado e práticas em quadra

Com apoio da Federação Paranaense de Tênis (FPT) e realização do departamento de capacitação da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), o Workshop Internacional encerrou no último domingo (04/06), em Curitiba, após dois dias de muito aprendizado e práticas em quadra. O evento aconteceu no Clube Curitibano e reuniu mais de 150 treinadores de diversos estados brasileiros, assistindo às palestras de 7 profissionais de renome no mundo esportivo.

Entre eles, o espanhol Pancho Alvariño, mundialmente reconhecido pelo trabalho com o ex-número 1 do mundo, Marat Safin, e o argentino Ignácio Ascenzo, ex-capitão da seleção de seu país nos Campeonatos Sul-Americanos e técnico da equipe no Panamericano de Santo Domingo.  Eles abordaram dezenas de temas importantes para o desenvolvimento técnico, como padrões de jogo, conceito na formação de jogadores, aplicações práticas, tomada de decisão e trabalho físico-técnico.

Os palestrantes que também participaram foram Cesar Kist (diretor de capacitação da CBT), Glauco Pereira (coordenador da rede de academias Play Tennis), Flávio Marreti (tutor da ITF na América do Sul), Michel Milisted (estudioso dos sistemas de formação de treinadores) e Eduardo Frick (gerente de esportes e eventos CBT).

O Workshop da CBT ocorre desde 2011 de forma consecutiva. As três primeiras edições aconteceram em São Paulo, a quarta e quinta em Londrina e a última em Curitiba, no ano passado. Ao longo dos anos, nomes renomados como os americanos Brad Gilbert e Gabe Jaramillo, os espanhóis Francis Roig e Jofre Porta e os argentinos Gustavo Lusa e Pablo Pécora entre outros, já palestraram no evento. No ano passado, o Workshop Internacional de Tênis trouxe a Curitiba os treinadores Carl Maes, da Bélgica e Mario Bravo, da Argentina.

Workshop Internacional CBT: sucesso entre treinadores e participantes

Para o presidente da FPT, Silvio de Souza, a vinda do Workshop para o Paraná ajuda a melhorar o treinamento nos clubes. “Mais uma vez a CBT escolheu o Paraná para sediar o Workshop Internacional; pelo quarto ano consecutivo (foram dois em Londrina e dois em Curitiba). Para nós é muito bom saber que o único evento nacional da CBT é realizado aqui. A FPT colhe os frutos com o aprendizado proporcionado aos treinadores, percebendo gradualmente uma mudança no nível técnico dos nossos atletas. A capacitação dos envolvidos melhora toda a parte técnica, pois é claro que os professores vão reproduzir o ensinamento na quadra”, observa Silvio.

No último dia do evento, o palestrante Michel Milisted falou sobre as competências do treinador esportivo, ressaltando a importância do planejamento para a execução dos treinamentos. “Esse aspecto vai diferenciar a qualidade dos exercícios. O planejamento vai dar base em quadra, prevendo a exigência que será dada, além de trazer mais segurança na hora da avaliação. Isso será sentido se houver um ciclo contínuo de planejamento que o treinador precisa fazer ao longo do tempo. Por estarem aqui trocando experiências, eles podem formar uma rede de contatos e aplicar os aprendizados no dia a dia. Esse tipo de evento faz com que o treinador evolua sempre ao longo da carreira”, disse Michel.

Caio Cortela, diretor de capacitação da FPT, ressaltou a relevância do Workshop para os treinadores. “Temos realizado esse evento com frequência no Estado. Os palestrantes que vieram são referências em suas áreas de atuação, e a participação deles foi um sucesso. O Workshop apresentou as maiores tendências do tênis no mundo, trazendo especialistas internacionais, o que já é uma característica deste evento. A participação de todos reflete um aumento da qualidade do treinamento esportivo e faz com que o número de pessoas jogando bem aumente cada vez mais no Paraná”, avalia Caio.

O participante Matheus Wagner é treinador do Clube Comercial de Porto Alegre e diretor técnico infantojuvenil da Federação Gaúcha de Tênis. Para ele, a organização do Workshop está de parabéns. “Este é o quarto ou quinto que participo, e a cada ano vejo uma organização melhor e mais preocupada com a qualidade do evento. Aqui conseguimos trocar experiências e ideias muito proveitosas no trabalho como treinador, já que no dia a dia dos torneios isso é quase impossível. Gostei muito das palestras, principalmente as do Pancho, Ignácio e Cesar Kist. Acho que todos conseguiram cumprir os objetivos que propuseram”, comenta, Matheus, que também falou sobre o recente intercâmbio entre as federações do Paraná e do Rio Grande do Sul.

“A parceria com as federações foi só o início de uma semente que está começando a germinar. Foi muito legal. Não vamos deixar isso morrer e vamos fazer outros. O mais legal foi que naquela oportunidade, os atletas conseguiram passar o dia juntos e interagiram muito. O caráter do encontro não foi tão competitivo, aquela coisa de querer ganhar a qualquer custo, e acho que por isso houve maior afinidade entre eles. Estamos ansiosos para o próximo intercâmbio aqui no Paraná. Queremos fazer esse ano ainda, mas o calendário da CBT está muito apertado. Não saindo esse ano, sai no próximo com certeza”, avisa.

A FPT agradece os apoiadores do Worksohp Internacional, sobretudo o Clube Curitibano, que não mede esforços para colaborar com o tênis no Estado do Paraná; ao departamento de capacitação da CBT, na pessoa de Cesar Kist, que ano após ano vem renovando a parceria com a FPT; e aos envolvidos com a capacitação de treinadores no Paraná, nas pessoas de Caio Cortela, Duda Marcolin e Eduardo Figueiredo.

- -

Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa
imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 99764-0333