Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

TENISTA DA SEMANA
23 de junho de 2017 12:05
Foto: Suzane Mullane/ITF
Tenista da semana: Thiago Wild, de Marechal Cândido Rondon
O paranaense disputou a chave juvenil de Roland Garros, o US Open, Gerdau e foi campeão do G1 na Itália e na Argentina

Ainda na primeira quinzena do mês de junho o tenista paranaense Thiago Wild (17), de Marechal Cândido Rondon, viveu o sonho da grande maioria dos atletas. Ele esteve em Paris, disputando a chave juvenil de Roland Garros, um dos mais tradicionais torneios do mundo. Lá, ele foi até as quartas-de-final da chave principal e mostrou que dedicação, treino e força de vontade fazem a diferença para quem busca grandes objetivos da carreira. O nosso tenista da semana contou um pouco sobre esse período, sobre os principais títulos da carreira e o que gosta de fazer quando não está batendo bola na quadra.  

Thiago é o número 1 nacional no ranking até 18 anos e está entre os TOP 50 do mundo. Atualmente ele está morando no Rio de Janeiro, onde treina na Academia Tênis Route e conta com os patrocínios da Wilson e dos Correios. Neste ano, Thiago já passou por grandes desafios e mostrou que tem muita ‘bala na agulha’. No começo do ano foi vice-campeão da principal categoria do Banana Bowl, o maior torneio internacional infantojuvenil do Brasil. O tenista também teve destaque nas participações no Gerdau, uma das nove maiores competições do mundo, no Challenger de Santos no ano passado e no US Open. ”Mas os títulos que mais me trouxeram emoção são o G1 em Santa Croce, na Itália, e o G1 na Argentina”, destaca.

Thiago começou a jogar com 3 anos de idade, na academia do pai dele, que também foi atleta e sempre incentivou a carreira do filho. “Ele nunca me forçou a nada, mas eu queria, então ele sempre me apoiou”.

Sobre a vida no Rio de Janeiro, o tenista disse que já está bem adaptado. “Aqui no Rio muita gente deve achar que a vida fica mais fácil ou mais legal, mas independentemente de onde eu estiver, sempre sigo a mesma rotina: casa/treino, trein/casa. Estudo pela internet e já me acostumei com isso. Moro com meu pai aqui, mas sinto muita falta da família. Minha mãe vem uma vez por mês e passa de 10 a 15 dias, o que ajuda a amenizar um pouco”, revela Thiago, que nas horas de folga gosta de tocar violão e jogar vídeo game.

Em abril ele conquistou o primeiro ponto no ranking ATP, o que foi motivo de orgulho para ele e toda a equipe. “O primeiro ponto no ranking ATP é o começo de todo tenista, então com certeza é um passo grande, mas ao mesmo tempo muito pequeno para onde eu pretendo chegar. Em torneios ITF eu sei que posso ganhar de qualquer jogador, assim como já venho ganhando. Seja qual for o torneio se sempre quero ganhar e sei que tenho nível para tal, então eu sempre enfrento cada jogo como só mais um na minha vida”, conta.

Apesar da pouca idade, Thiago é um tenista muito consciente, e diz sentir saudade da cidade onde nasceu. “Sinto saudade de Marechal, mas é preciso escolher as minhas prioridades, no caso o tênis. Sinto mais saudade dos meus amigos e da minha família”.

Sobre os torneios estaduais, Thiago elegeu o preferido. “O qual eu mais gostava de jogar era o Interclubes, pois ele é diferente dos demais. Você não está sozinho e tem sempre um time ao seu lado”, comenta.  

Na próxima terça-feira (27), Thiago embarca para a Inglaterra, onde vai disputar seu primeiro torneio na grama. “Na Inglaterra vão ser meus primeiros torneios na grama, e gerar expectativas não é algo bom. Isso só te pressiona desnecessariamente, mas acho que estou bem preparado e posso sim fazer alguma coisa grande por lá”, disse Thiago, cujo ídolo é o fenômeno Rafa Nadal. “Como tenista quero chegar a ganhar Grand Slams como ele e ser lembrado como um dos melhores”.

Se seguir neste caminho, o Brasil todo terá ainda mais orgulho de sua história, Thiago.

- -

Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa
imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 99764-0333