Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

TENISTA DA SEMANA
04 de julho de 2017 22:47
Tenista da Semana: Marco Silva, campeão Sulamericano Sênior
Conheça a trajetória recheada de conquistas do experiente tenista, proprietário da Marco Silva Academia de Tênis

No último sábado de junho, o tenista curitibano Marco Silva (49) sagrou-se campeão da 4ª edição do Sulamericano de Sêniors Individual de Brasília, competição que contou pontos para o ranking nacional CBT, COSAT e ITF. O torneio aconteceu nas quadras de saibro do Clube do Exército, reunindo 238 tenistas (simples e duplas) do Brasil, Chile, Bolívia, Estados Unidos, Itália e Argentina.

Na capital federal, Marco ficou com os títulos de simples da 50M e com o primeiro lugar na 50MD (duplas), jogando com o gaúcho Eurico Carvalho. Com quase 40 anos dedicados ao tênis e inúmeros títulos no currículo, ele ainda se emociona com cada êxito nas quadras e, segundo ele, os torneios Sulamericanos proporcionam sempre uma emoção diferenciada.

“Um Sulamericano é sempre difícil e vale muitos pontos no ranking ITF. Mas fiz um torneio sem muitas dificuldades, exceto a final de simples que foi bem difícil. Um jogo onde, além da técnica e preparo físico, foi extremamente mental - o que se torna muito desgastante durante a partida. Mas valeu cada minuto e levar o título de simples e nas duplas foi o melhor momento na competição”, recorda Marco, que em 2014 também comemorou o primeiro lugar de simples no Sulamericano Sênior, na categoria 45 anos.

O tenista da semana divide seu tempo entre as aulas que dá na academia da qual é proprietário (Marco Silva Academia de Tênis) e o treino para manter-se em forma, já que segundo ele os jogos até a categoria 60 anos ainda mantêm um nível elevado de competição. “Estou com 49 anos e sou bastante disciplinado com os meus treinos e trabalho também a parte física e mental. Levando isso em consideração, acredito que por muitos anos ainda vou jogar. Temos visto jogos na categoria 60 anos por exemplo com nível bastante elevado. Infelizmente, aqui no Brasil, não se valoriza a categoria sênior e esse é um pensamento que tem que mudar”, sugere.               

Para manter o corpo e a mente em atividade competitiva, Marco também joga os torneios da Federação Paranaense de Tênis e incentiva os seus alunos a fazerem o mesmo. “Estou jogando alguns torneios da FPT para preparação aos ITF e tenho sentido um excelente nível técnico dos competidores. O crescimento do tênis paranaense vem pela vontade de aprender esse esporte fascinante. A atual gestão da FPT está fazendo um trabalho excelente e é visível o empenho para melhorar o tênis no Paraná. Pessoalmente, em minha academia sempre motivamos os atletas a participarem dos torneios”, revela.

Marco conheceu o tênis com 13 anos catando bola e logo começou a jogar. Ainda muito novo, com apenas 16 anos, começou a trabalhar dando aulas de tênis, o que impossibilitou o então jovem de seguir carreira na categoria infantojuvenil. Contudo, seu talento incontestável começou a aparecer cada vez mais, até que começou a jogar os torneios paranaenses e foi o tenista número 1 do Estado nos anos de 1999, 2000, 2001, 2002, 2004 e 2005. Mesmo assim, Marco diz ter objetivos a serem alcançados.

“O tênis é minha vida! Vim de origem humilde não tinha condições de fazer aulas então, quando ajudava em clínicas, pedia dicas como por exemplo ao Thomas Koch e a outros treinadores aqui de Curitiba. Agora no sênior estou realizando meu sonho de jogar. Sou pentacampeão brasileiro, bicampeão sulamericano e cheguei a ser o 3º do mundo no ranking da ITF. Mas ainda tenho objetivos maiores. Tenho minha academia há 14 anos e sempre passo para a minha equipe de professores e, principalmente, aos nossos alunos, esse amor ao tênis”, conta.

UMA HISTÓRIA RECHEADA DE CONQUISTAS

Em 2001 jogou por 2 meses o Campeonato Espanhol e conquistou o vice-campeonato de duplas de Madrid;

Jogou vários torneios abertos pelo sul do Brasil, ganhando diversos títulos;

Em 2006 começou a jogar a principal categoria Sênior (35 a 40 anos). Foi campeão de várias etapas e conquistou o título de vice-campeão brasileiro em Goiânia;

Em 2007 sagrou-se campeão brasileiro em Guarapari (ES). No mesmo ano foi bicampeão do torneio internacional de Florianópolis;

Em 2008, veio então o bicampeonato brasileiro da categoria sênior conquistado em Brasília;

Foi campeão do VETS Internacional de Curitiba na categoria 40 anos;

Em 2009 chegou às oitavas de final do Campeonato Mundial de Mallorca na Espanha;

Campeão do Torneio Internacional de Porto Alegre com participação de vários tenistas do mundo, com maior pontuação ITF;

Em 2010, campeão brasileiro categoria 40 anos em Angra dos Reis. Naquele ano, participou da equipe brasileira no Sulamericano de Santiago do Chile.

Em 2011 conquistou o bicampeonato brasileiro categoria 40 anos em Uberlândia- MG, terminando aquele ano como tenista número 1 do Brasil.

Em 2012 foi campeão do Torneio Internacional de Brasília e do Torneio Internacional do Rio de Janeiro, garantindo-lhe a quarta posição no ranking mundial de 45 anos da ITF. No mesmo ano sagrou-se pentacampeão brasileiro (bi 35 anos, bi 40 anos, e campeão 45).

Em 2014 foi campeão Sulamericano na categoria 45 anos e, em 2017, campeão Sulamericano de simples e duplas na categoria 50 anos.

CONHEÇA A MARCO SILVA ACADEMIA DE TÊNIS

Desde março de 2003, Marco Silva possui a sua própria Academia de Tênis, em Curitiba, onde tenta passar aos alunos a mesma garra, determinação, disciplina e amor ao esporte que sempre marcou a sua carreira.

A estrutura da academia possui 7 quadras de saibro, estacionamento amplo, banheiros equipados com chuveiro a gás, lanchonete, consultório de fisioterapia, paredão e atá uma confortável sala de televisão. O complexo, localizado na região central de Curitiba, funciona de segunda a domingo em horários específicos.

Mais informações: www.marcosilvatennis.com.br / 41 3022-6502

Rua Santo Amaro, 470 – Água Verde – Curitiba – PR

- -

Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa
Diego Pereira
imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 9764-0333