Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

TENISTA DA SEMANA
17 de julho de 2017 13:14
Tenista da Semana: João Sampaio, do Londrina Country Clube
Com uma média superior a 20 torneios por ano, João já conquistou três títulos dos quatro disputados em 2017

O treinador e tenista João Sampaio, de 36 anos, dá aulas no Londrina Country Clube desde 1999 e participa dos torneios da Federação Paranaense de Tênis (FPT) com regularidade. Só nesta temporada, João já conquistou três títulos em torneios FPT, o mais recente em Marialva, no Clube dos 30, onde conquistou o título da 1MB, numa final duríssima contra Fábio Lino.

O título em Marialva foi o terceiro dele em quatro finais disputadas, deixando escapar o primeiro lugar apenas no Beal Open, onde o campeão Aldair Gomes precisou de 3 sets para confirmar o título. Por estes e outros resultados, João é o tenista da semana da FPT.

Em 2017 ele fez 12 jogos, vencendo 8, com 17 sets vencidos e 7 sets perdidos. Ele, que foi o melhor no ranking da categoria ano passado, é novamente líder do ranking com 2700 pontos contra 2190 de Fábio Lino. Inclusive, a final em Marialva foi a 4a vez que os dois jogaram, com João vencendo os 4 jogos, 2 ano passado e 2 esse ano. Desde 2013, João tem 104 jogos em torneios da FPT, uma média superior a 20 jogos por ano, com um aproveitamento de 72% de vitórias.

Dentre os títulos que conquistou na temporada, Sampaio orgulha-se de um em especial. “O resultado mais expressivo desse ano para mim, foi no Circuito Osmoze, em Londrina. Na final o jogo durou mais de 3 horas e meia. Chegamos à exaustão, mas consegui sair com a vitória! O que mais me trouxe e ainda traz orgulho é ganhar os torneios FPT 1000, pois tem o nível, premiação e pontuação elevados”, explica.                         

João começou no tênis como a maioria dos jovens promissores: como boleiro. “Comecei como boleiro no Londrina Country Clube quando tinha 10 anos. Peguei muito amor pelo esporte e aos 12 dei minhas primeiras raquetadas e desde então, nunca mais parei. Comecei a dar aulas em 1999, e lá se vão 18 anos na profissão. Hoje trabalho praticamente só com crianças, na escolinha Guga, utilizando métodos e padrões de ensino da educação física, ITF e da própria escolinha”, afirma.  

Com humildade e respeito aos adversários, o pai do João Guilherme (6 anos) e da Valentina (4) quer manter a liderança no ranking em 2017. “Olha, tenho muito respeito a todos meus adversários, mas esse ano tenho como meta me manter em primeiro do ranking. Os tenistas paranaenses tem um nível muito elevado. Nos torneios daqui encontramos muitos professores, que tem como qualidade a experiência e técnica, o que eleva bastante o nível dos torneios também. Na minha opinião, o que melhora uma temporada é o aumento na participação de torneios, pois não se perde o ritmo. Cada vitória e até mesmo cada derrota nos faz ganhar confiança e experiência”, destaca.

- -

Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa
imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 99764-0333