Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

PARANÁ ITF
18 de julho de 2017 18:38
Clubes do Paraná receberam dois torneios ITF em julho
Das sete datas de torneios ITF no Brasil, duas aconteceram no Paraná. Londrina e Curitiba sediaram os torneios

O tênis no Paraná cresce a cada temporada e o reflexo disso pode ser sentido nos resultados que os tenistas paranaenses vem conquistando. A vinda de grandes torneios para cá, como aconteceu neste mês de julho, quando dois torneios da Federação Internacional de Tênis (ITF) aconteceram no Estado, também contribuem para que os tenistas e e os clubes do Paraná tenham cada vez mais destaque.

Em Londrina, o tradicional e vibrante ITF Londrina Juniors Cup (G4) aconteceu pela 31ª vez consecutiva entre 3 e 8 de julho no Country Clube, enquanto que Curitiba sediou pela primeira vez um ITF (18 anos), o Curitibano International Juniors Cup (G5), entre 10 e 16 deste mês no Clube Curitibano. Nestes torneios, além da luta pela pontuação no ranking ITF, houve disputas também nos níveis CBT (12 anos) e Cosat (14 e 16 anos), de simples e duplas, no masculino e feminino.

Em Londrina foram mais de 300 tenistas mostrando muita garra no saibro do Londrina Country Club. Na ocasião, três paranaenses saíram de lá com o título de simples nas categorias 12M (Matheus Lima), 14F (Maria Mauad) e 14M (Thiago Sowek). Em Curitiba, os representantes do Paraná conquistaram dois primeiros lugares. Matheus Lima garantiu o bicampeonato de simples na 12M e Gabriel Schenekenberg venceu na final da 14M o conterrâneo Murilo Burckhardt, de Telêmaco Borba.

Eventos deste porte e, sobretudo, realizados num curto espaço de tempo, mostram que o Paraná leva o tênis a sério. De 7 datas possíveis para eventos ITF no Brasil, o Paraná garantiu duas. O investimento que vem sendo feito na modalidade está rendendo bons resultados não só para a Federação Paranaense de Tênis, mas principalmente para os tenistas, para os clubes filiados e, também, para o público, que tem a oportunidade de acompanhar de perto a evolução dos nossos atletas em grandes torneios, incentivando-os a sempre buscarem o topo em suas carreiras.

Além dos atletas, dos clubes e dos treinadores, quem também colhe os benefícios da vinda de grandes torneios para o Paraná é o comércio, incluindo principalmente a rede hoteleira e os ramos alimentício, de turismo e transportes. Isso é o que afirma Marcelo Tebet, diretor do ITF de Londrina e um grande incentivador do tênis paranaense.

“A vinda de torneios deste porte para cá é de suma importância, não só para o Paraná, mas para todo o país. Talvez as pessoas não tenham noção da importância destes torneios. Além de serem a porta de entrada para os brasileiros no ranking internacional, isso mexe consideravelmente com a economia de toda a cidade, já que são pelo menos dez dias de disputa entre o qualificatório e a Chave Principal”, explica Tebet.

Contudo, conseguir um patrocínio continua sendo um problema. “Estamos muito contentes por realizar mais um torneio deste calibre. Espero que nos próximos anos tenhamos patrocinadores, já que trata-se de um torneio importante no cenário tenístico mundial e que é fundamental para a carreira de muitos tenistas, que os colocam à vista do ranking internacional”, afirma.

Estreante em torneios ITF, Curitiba recebeu o torneio porque contou com a estrutura e qualidade do Clube Curitibano, um dos mais completos clubes do Brasil para a prática de tênis. Para o diretor do torneio, Claudinho Santana, a intenção é que a ITF volte a colocar a cidade na rota de seus grandes eventos.

“A experiência superou nossas expectativas em todos os aspectos. Da qualidade dos jogos à preparação das quadras, tudo correu muito bem e acredito que todos os tenistas que participaram tiveram uma boa estadia em Curitiba, e aqui no clube também. Além de ver nossos atletas competindo, também pudemos adquirir a prática necessária para, quem sabe, receber novamente uma etapa aqui em Curitiba no ano que vem. Londrina já é uma referência no calendário ITF e, quem sabe, conseguimos fazer com que a capital também seja”, sugere.

Além do Londrina Juniors Cup e do Curitibano International Juniors Cup, os outros torneios ITF que acontecem no Brasil são o Itajaí Open, Copa Guga, Gerdau, Banana Bowl e o Bahia Juniors Cup. 

- -

Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa
imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 99764-0333