Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

COPA DAS FEDERAÇÕES
11 de outubro de 2017 23:13
Parte da delegação PR reunida em Florianópolis
Paraná estreia quinta na Copa das Federações de Beach Tennis
Paranaenses estreiam na Semana Guga com as disputas da Sub-14 e categoria C no Jurerê Sports Center

A equipe paranaense que vai disputar a 3ª edição da Copa das Federações de Beach Tennis chegou nesta quarta-feira (11) a Florianópolis, capital catarinense que sedia o campeonato durante a Semana Guga Kuerten, de 12 a 15 de outubro, no Jurerê Sports Center. O torneio da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) começa nesta quinta-feira (12) e o Paraná vai para a disputa com o time completo: 36 atletas inscritos em todas as categorias.

Além de contar pontos para o ranking CBT, a Copa das Federações reúne os melhores beach tenistas de cada região e conta com a participação de equipes de 10 estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Ceará, Roraima, Rio Grande Norte, Bahia e o Distrito Federal.

Segundo o coordenador nacional de Beach Tennis da CBT, Edwin Suikerduik, o torneio cria oportunidades para atletas mais novos e para os mais experientes. “O Brasil é um país gigante e vimos a oportunidade, através do Guga, de fazer um torneio aqui durante esse grande evento que é a Semana Guga. Os participantes, principalmente os mais novos, podem aprender muito ao verem os profissionais jogando, sem falar que o clima durante as disputas é muito festivo. Esse intercâmbio entre diferentes estados e atletas de várias categorias é algo muito importante para o beach tennis brasileiro”, afirma Edwin.

Os jogos nas quadras do Jurerê Sports Center começam a partir das 10h, com entrada gratuita. O Paraná estreia na competição com a disputa das categorias Sub-14 e C. As partidas começam com a disputa no feminino e, depois, no masculino. Em caso de igualdade no placar, o desempate será definido em partidas mistas.

Congresso reúne representantes das Federações, personalidades e o diretor-geral do evento

Durante o Congresso Técnico, encontro que reuniu integrantes de todas as Federações no Hotel Il Campanario, o Paraná esteve representado pelo delegado Rubinho Storto e pelo capitão da categoria profissional, Gabriel Farah. Na ocasião, ambos estiveram acompanhados do italiano, atleta profissional de Beach Tennis, Alessandro Calbucci, que falou sobre a importância de colocar o beach tennis na mídia e sobre para quem vai sua torcida no torneio.

“Vejo o Guga como um grande atleta que se destacou na quadra e que soube manter o carisma e ser referência depois que parou. Como a maioria dos atletas ele também passou por dificuldades e sabe o sacrifício que é. Ele é um cara muito bacana e é muito bom que esteja fomentando o Beach Tennis. A modalidade precisa de figuras mais midiáticas para ganhar mais visibilidade. Mas o torneio aqui será maravilhoso, com centenas de atletas disputando. Meu coração está dividido entre o Paraná, onde tenho muitos amigos, e o Rio Grande do Sul, onde morei por dois anos e também fiz muitos amigos. Espero que as duas equipes estejam disputando até o fim e quem ganhar eu ficarei feliz”, admite.

Também presente ao Congresso, o diretor-geral da semana Guga, Luciano Faustino, deu número ao evento e disse que espera por grandes disputas nos próximos dias. “Estamos no nono ano consecutivo da Semana Guga, e o evento virou um ‘guarda-chuva’ de vários eventos. Tivemos a disputa do maior torneio profissional de tênis em cadeira de rodas da América Latina com quase cem participantes e R$ 20 mil dólares de premiação, o Tennis Kids, com quase 500 participantes, o estadual de Beach Tennis, além das disputas dos 14 e 16 anos Cosat e 18 anos ITF. Durante os 11 dias da Semana Guga recebemos aqui em torno de 2 mil atletas de mais de 20 países. É com certeza o maior festival de tênis do país e todos os dias o Guga participa da maioria das atividades. Ele atende todo mundo e esse é um grande diferencial para que os atletas e familiares possam conviver com um ex-número 1 do mundo”, afirma.

- -

Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa
imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 99764-0333