Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

TENISTA DA SEMANA
08 de novembro de 2017 11:04
Tenista da Semana: Paulo Sakuma, 71 anos, atleta de Curitiba
O líder absoluto da categoria Super Master revelou o segredo da longevidade esportiva e o que o levou a jogar tênis

Dentre todos os tenistas federados à Federação Paranaense de Tênis (FPT), o Sr. Paulo Sakuma, de 71 anos, é um dos mais experientes. O atleta do Santa Mônica, líder absoluto da categoria Super Master com 4725 pontos, é casado, pai de três filhos – 2 dentistas e 1 físico – e avô de dois garotos, um de 10 anos e outro de apenas 6 meses.

Desde 2014, ano em que começou a jogar os torneios da FPT, Sakuma detém o respeitável cartel de 144 jogos disputados, somando 101 vitórias e 43 derrotas, com total de 203 sets ganhos, 98 perdidos e um aproveitamento médio de 70%.

Seu melhor ano como tenista da 4MC foi em 2015, quando venceu 38 dos 43 jogos que disputou, fechando o ano na liderança do ranking com incríveis 88% de aproveitamento. Em 2016 subiu para a 3ª classe e foi o campeão, segundo ele “há duras penas, com o título decidido só na última etapa”. Em 2017 decidiu jogar a Super Master. Neste ano os números apresentam 26 vitórias em 38 jogos, mas até o final do ano ele espera melhorar esta marca. 

“No restante desta temporada pretendo manter o mesmo ritmo que estou seguindo, jogando o torneio Valendo o Título do Osmoze em Ponta Grossa e o Prime Finals, no Clube Curitibano. Acredito que estes dois torneios decidirão o primeiro do ranking estadual”, analisa.

O veterano acredita que a paciência e determinação são suas principais características enquanto atleta, e dá uma dica bastante pertinente aos atletas mais novos. “Acho que a minha principal qualidade é a determinação, não desisto nunca! E ainda tenho a paciência oriental para esperar a hora certa de atacar. O tênis requer muito treinamento e muita concentração, e aqueles que treinarem muito certamente terão bons resultados”, disse.

Para Sakuma, manter uma alimentação saudável é o segredo da longevidade esportiva. “Como muita fruta e verduras. Também a comida oriental com muito peixe e pouca carne vermelha, além de evitar bebidas alcoólicas”, salienta o atleta, que começou a jogar tênis após quase sofrer um infarto.

“Há 40 anos tive um princípio de infarto e o médico me recomendou fortemente praticar um esporte. A princípio joguei tênis de mesa e cheguei a treinar com o Claudio Kano (12 vezes campeão dos Jogos Panamericanos), mas quando conheci o tênis mudei imediatamente de esporte. Hoje sou um apaixonado pelo tênis”, revela.

Mal sabia aquele médico – e nem o paciente – que daquele diagnóstico surgiria um grande tenista.

- -

Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa
imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 99764-0333