Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

TENISTA DA SEMANA
12 de dezembro de 2017 11:51
Tenista da Semana: Fernando Ristow, líder do ranking 1MA
Pela quinta vez consecutiva o curitibano Ristow terminou a temporada do tênis paranaense em 1º no ranking paranaense

Há cinco anos só dá ele na liderança do ranking da 1ª classe masculina no Paraná. O curitibano Fernando Ristow (29), que há 1 ano e meio mora e joga tênis pela cidade de Toledo, é formado em administração financeira e economia aplicada na University of Pacific, nos Estados Unidos e começou a jogar tênis em janeiro de 2002 depois que encontrou uma raquete velha na casa da avó. Desde então, Ristow participa de torneios e jogou profissionalmente, chegando a marcar 1 ponto no ranking ATP.

“Percebi que levava jeito quando me comparava com os outros meninos da minha idade, que jogavam há mais tempo, e eu conseguia ganhar ou fazer jogo duro contra eles. Comecei a jogar no Círculo Militar junto com meu irmão e sempre tive o incentivo dos meus pais”, conta.

Com 8425 pontos somados no ranking de 2017, Ristow (que é patrocinado pela HBA e pela Prefeitura de Toledo) não pode mais ser alcançado por nenhum outro tenista, já que o segundo colocado, Enrique Bogo, tem “apenas” 3180 pontos conquistados e resta apenas um torneio FPT 1000 para encerrar o ano; o Prime Finals Open, que acontece entre 14 e 17 de novembro, no Clube Curitibano, em Curitiba, e ambos devem disputar.

Com um aproveitamento de 78% na atual temporada, Ristow disputou 64 jogos saindo vencedor em 54 deles. Venceu 109 sets e perdeu apenas 30, saindo campeão de 11 torneios disputados e finalista em outros 2. Nos últimos 5 anos, Ristow mantém a regularidade e, por ora, mantém um aproveitamento de 70%.

“O tênis foi o meu molde. Posso dizer que tudo o que sou hoje adquiri por influência do tênis. Vários valores morais que aplico em minha vida, vêm do conhecimento, das viagens e amizades que fiz no ambiente tenístico. Me fascina jogar! Gosto também de ficar ao lado da quadra assistindo jogos e conversando com amigos. O tênis proporciona um ambiente saudável, pacífico e positivo”, ressalta.

O amor que sente pelo esporte, inevitavelmente acaba tendo reflexos também no ambiente de trabalho dele. “No meu trabalho, um dos meus chefes é o dono da academia onde treino, a HBA. Tento sempre incentivar a prática do tênis. No meu ponto de vista, praticar um esporte é muito importante não somente por questões de saúde, mas também por questões de criar objetivos, aprender lições de vida, saber lidar com dificuldades, horários, auto-disciplina, além de entender que o único jeito de vencer é trabalhar duro. O esporte ensina isso e quando aplicado na vida, as pessoas tendem a ser melhores como indivíduos”, afirma.

Com o apoio da Prefeitura de Toledo e da Academia HBA onde treina, Ristow consegue participar de mais torneios e, para ele, esta visibilidade acaba incentivando outros tenistas da região Oeste do Estado. “O tênis em Toledo e região tem crescido muito. A cidade é bem ativa e possui uma mentalidade jovem. Existem alguns clubes, mas em especial a HBA tem batido as metas e, com a parceria com a Prefeitura, estamos realizando torneios e tentando movimentar o tênis em toda a região”, disse.

Apesar da rotina sempre corrida tendo em vista as responsabilidades que assumiu com o trabalho, Ristow avalia a temporada de 2017 como sendo muito positiva para ele. “Comecei o ano num ritmo muito bom. Consegui fazer uma boa pré-temporada para começar afiado. Para mim, o mais difícil foi organizar o trabalho com o treinamento. Aprendi que é mais importante manter uma alta intensidade por um período de tempo para manter os resultados. Minha meta era manter o resultado dos últimos 4 anos, mas nunca imaginei que conseguiria abrir uma diferença tão grande. Sinto uma grande gratidão e sem o apoio dos patrocinadores, familiares e amigos não seria possível alcançar esse resultado”, comenta.

Ristow disse que durante toda a temporada não houve nenhum torneio mais fácil e que ele valoriza de verdade os torneios que precisa suar para ganhar. “Todos os torneios são difíceis, não lembro de algum torneio ter somente jogos fáceis. Com certeza, aqueles que a gente mais sua para ganhar é o que o que a gente mais valoriza. Esse ano tive vários campeonatos duros, mas teve um que joguei em Foz do Iguaçu em que na semifinal fiz um jogo de quase 4 horas, debaixo de um sol fortíssimo e consegui obter a vitória. Este torneio me marcou”, afirma.

Ao fim da temporada, Ristow aproveita para expor seus próximos objetivos. “Vou encerrar o ano no Prime Open no Clube Curitibano, que tem tudo para ser um torneio difícil e com muitos obstáculos. Pretendo acabar o ano jogando o meu melhor tênis e me divertindo o máximo possível. Na temporada de 2018 podem esperar o mesmo de sempre. Estarei jogando e me divertindo com os outros jogadores. A única coisa que pretendo mudar é o nível do meu jogo. Vou trabalhar duro para melhorar ainda mais”, finaliza Ristow.

- -

Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa
imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 99764-0333