Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

TENISTA DESTAQUE
22 de janeiro de 2018 17:14
Foto: Diego Pereira/FPT
TENISTA DESTAQUE: João Duleba, do Clube Curitibano
Desde o começo do ano, Duleba perdeu apenas um set e detém um aproveitamento de quase 95% em três torneios disputados

Tem atleta que só de olhar jogando a gente já enxerga um grande campeão, não é verdade? No tênis não é diferente: desde muito cedo os futuros candidatos a ídolo começam a lapidar o seu talento nas quadras do Paraná. Esse é o caso do João Duleba, tenista de 15 anos, do Clube Curitibano, que nesses poucos dias de 2018 já mostrou que vai dar trabalho aos adversários.

O líder do ranking 2017 da categoria 16M está na melhor fase da carreira. Desde o começo do ano, nas 5 finais que disputou em 3 etapas do Circuito Sul-Brasileiro que aconteceram em Londrina, Maringá e Itajaí, respectivamente, Duleba ficou com todos os títulos possíveis, 2 de simples e 3 de duplas na categoria 16 anos. A única derrota veio nas quartas de final da etapa de Itajaí (encerrada no último dia 17) do Sul-Brasileiro, contra o também paranaense Adriell Santos, atleta da IIDM Tênis e que foi finalista do torneio em questão.

Até então, Duleba detém a impressionante marca de 94,12% de aproveitamento em 17 jogos disputados, sendo 16 vitórias, 32 sets vencidos e apenas 3 perdidos. O bom desempenho, segundo ele, é fruto de dedicação aos treinos. “Como já havia falado, é ótimo começar o ano em boa forma. Isso é resultado de uma ótima pré-temporada de treinos intensos no Clube Curitibano”, justifica.

Duleba começou a jogar tênis com 7 anos, incentivado pelo pai, que também era tenista e o apresentou ao Nikkei Clube, com o professor Evandro Pepe. A partir dos 10 ele começou a “jogar sério” e aí deslanchou. Conquistou inúmeros títulos estaduais e nacionais nas categorias infantojuvenis e o treino foi ficando cada vez mais puxado, assim como os jogos que disputava. Segundo ele, a maior lembrança que guarda foi do primeiro campeonato que disputou.

“Eu comecei jogando os torneios infanto 2 e fui subindo gradativamente. Atualmente consigo jogar torneios de 1ª classe. Mas sem dúvida a minha principal lembrança foi o meu primeiro torneio, na Viva Esportes. Lembro de estar meio envergonhado por ser o primeiro torneio, mas me saí bem, mesmo perdendo a semifinal para o campeão por 4/6 2/6”, lembra.

Durante a entrevista, Duleba aproveitou para elogiar o trabalho que a Federação Paranaense de Tênis faz pelos tenistas do Paraná. “A FPT tem um papel fundamental no meu desenvolvimento como tenista. Como qualquer coisa na vida tem um começo, a Federação com sua grande variedade de torneios, consegue fazer que todos joguem, desde o iniciante até os de 1ª e 2ª classes. A FPT também é fantástica na Copa das Federações, onde dá um apoio muito grande. Ganhei a categoria 14M há 2 anos e tive o prazer de ajudar o Paraná a ser campeão geral pela 3ª vez”, orgulha-se.

Segundo o tenista, a transição para o profissional é difícil e exige muito esforço físico e mental. “Meu sonho, sem dúvidas, é ser profissional e trabalho exaustivamente todos os dias para alcançar esse sonho. Se isso acontecer, tenho  muita vontade de enfrentar o meu ídolo Roger Federer, e quem sabe tentar chegar em suas bolas perfeitas e mágicas. Considero meu ídolo porque ele é perfeito em quadra. Seu comportamento, sua raça, seus movimentos, e até mesmo o fato de ser muito carismático”, avisa.

O tenista do mês é um cara bacana, humilde e atencioso. Tem um futuro brilhante pela frente e 2018 promete ser um ano de grandes mudanças e desafios em sua carreira. E nesta segunda-feira (22/01), Duleba já iniciou a disputa de mais um torneio pela América do Sul. Ele estreou com vitória contra o dono da casa Sebastian Peña, por 6/0 6/1, no primeiro compromisso da Gira Cosat, na Colômbia, onde fica com a equipe paranaense até domingo que vem e depois parte para o Equador e Paraguai.

“Para finalizar, eu não estaria tendo condições de jogar tantos torneios se não fossem os meus patrocinadores, então não posso deixar de agradecer a Babolat Brasil, o Talento Olímpico do Paraná, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba e sem dúvidas ao Clube Curitibano”, finaliza Duleba.

- -

Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa
imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 99764-0333