Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

TENISTA DA SEMANA
08 de março de 2018 09:03
Fernanda, com barrigão, jogando tênis. Foto: arquivo pessoal
Tenista da Semana: Fernanda Zanata, empresária de Paranavaí
No dia internacional da mulher, a FPT homenageia todas as atletas do Paraná contando a história desta grande mulher

Neste dia internacional da mulher a Federação Paranaense de Tênis faz uma homenagem a todas as atletas do Paraná trazendo os exemplos da tenista Fernanda Zanata, atleta da 1ª classe feminina, mãe, esposa e empresária, proprietária de uma escola de idiomas na cidade de Paranavaí, no noroeste do Estado.

“O tênis é um esporte apaixonante”, e Fernanda é o típico caso de quem ama a modalidade que pratica. Ela começou a jogar por acaso. Passou por todas as classes e no ano passado – mesmo após ter sido mãe – terminou a temporada na 3ª colocação do ranking paranaense da 1ª classe, com 2035 pontos.

“Comecei a jogar tarde, só em 2001, porque meu marido (Fábio Lino, Full Sports) fazia aulas de tênis na ATM, em Maringá, duas vezes por semana e eu ia junto com ele. A Marina e a Loede (proprietária da ATM) viviam dizendo para eu fazer aulas e eu dizia que ‘não ia sujar meu sapato no saibro, não’. Aí eu brinco que tive que fazer uma escolha: ou jogava tênis ou perdia o marido (risos). Então comecei a fazer aulas e, quando pisei na quadra, me apaixonei perdidamente pelo esporte”, conta.

Fernanda diz também que o propósito era praticar algo que fosse prazeroso e, também para, segundo ela, queimar as calorias da sobremesa. “Sou muito competitiva em tudo o que faço e só treinar não estava mais suprindo as minhas necessidades. Como o Fábio sempre estava disputando torneios, eu decidi começar. Iniciei na 6ª classe e com o passar do tempo fui evoluindo meu jogo e hoje estou na 1ª aqui no Paraná. Sempre quis que o esporte fosse algo prazeroso para mim e que também ajudasse a queimar as calorias da sobremesa. Hoje com a vida super corrida entre trabalho, filha, casa e treino, tento conciliar para não parar de jogar. O tênis educa para os fundamentos, em todos os sentidos da vida! É uma batalha sua contra você mesmo”, afirma.

Sobre as dificuldades em manter-se jogando em alto nível e conciliar a vida pessoal, ela acha trabalhoso manter as duas coisas. “O tênis se resume em foco e disciplina quando quer competir. Tem que ter cabeça boa e disciplina do começo ao fim do jogo e, também, nos treinamentos. Eu acho que a atleta que é mãe não consegue jogar em alto nível, porque entre jogar e ficar com a minha filha, escolho ficar com ela sem titubear. Mas como falei, preciso do tênis para me manter em equilíbrio, desestressada. O dia que consigo fazer todas as minhas atividades, volto para casa cansada, claro, mas com a mente aguçada, com vontade de fazer mais e já começar o dia de novo”, explica.

Sobre a projeção da Federação Paranaense de Tênis em organizar um torneio exclusivo para mulheres em 2018, Fernanda diz esperar um efeito cascata no aumento da participação feminina. “Num torneio para mulheres, lógico, quero ver bastante mulher jogando! A mulher muitas vezes tem vergonha de jogar, de se expor. Ouço muito isso de pessoas que só treinam, mas não participam de torneios por achar que é só quem joga muito. Na cabeça delas é só profissional que joga, mas eu falo que não é, que qualquer pessoa que jogue o mínimo possível já pode participar. Isso com certeza vai aumentar o número de mulheres praticando tênis. Quero ver mais mulheres jogando porque hoje, infelizmente, ainda vemos poucas sendo protagonistas em seus esportes”, lamenta.

Tênis de mãe para filha

“Só consegue ser boa pessoa, esposa e boa mãe se a mulher estiver bem consigo”. Segundo Fernanda, esta é a receita ideal para conciliar a correria do dia a dia com o esporte. “É isso o que o tênis faz comigo. Pela manhã levo Alice para a escola, a tarde trabalho todos os dias. Depois corro para o clube jogar uma ou duas partidas e depois disso eu volto para casa 100%. Lá na quadra deixo todos os meus problemas e volto renovada para pegar minha filha no colo, brincar com ela, fazer uma jantinha para a minha família. Isso é ser atleta, mãe e esposa. Para ser uma boa mãe e esposa a mulher tem que ser – literalmente – uma atleta”.

Fernanda é mãe da pequena Alice, uma bebezinha linda e saudável de 1 ano e 4 meses. A primeira filha do casal praticamente nasceu dentro de uma quadra de tênis e já tem até uma raquete. “Joguei tênis até quase os nove meses da minha gestação. Minha gravidez foi muito saudável e o médico não me proibiu em nenhum momento. Nunca tive dor nas costas, falta de ar, nada disso e o médico acredita que, muito possivelmente, isso aconteceu por praticar tênis. Torcemos muito para que, no futuro, a Alice jogue e goste de jogar. Ela adora ir ao clube, já tem até uma raquete que o Silvio (presidente da FPT) deu para ela. Vamos mostrar o lado bom do esporte, por isso temos a expectativa de que ela jogue sim”, afirma.  

Por causa da maternidade Fernanda está ausente das competições, mas não vê a hora de voltar. “Enquanto eu não tinha a minha bebê eu participava de todos os torneios. Terminei algumas temporadas como primeira do ranking, porém, como ela ainda é muito pequena, eu não consigo ter aquela assiduidade que o tênis requer para ir bem nas competições. Mas este ano estou programando voltar e quero voltar a ganhar troféus para mostrar a ela. Temos em casa um quartinho cheio deles e, quem sabe um dia, começa a vir os dela, né”?

Alguém duvida?

 

*A Federação Paranaense de Tênis deseja a todas as mulheres, mães, atletas, trabalhadoras, esposas, namoradas, amigas... um feliz dia das mulheres e convida todas para jogarem tênis e a participarem dos torneios estaduais. Parabéns e, principalmente, OBRIGADO a todas vocês.

Aproveitamos a ocasião para cumprimentar com muito carinho e admiração as profissionais Luciana Vieira e Karina Pereira, responsáveis pelos setores financeiro e administrativo, respectivamente, da FPT. Sem o trabalho e a competência delas a nossa federação não seria a referência que é hoje.

- -

Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa
imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 99764-0333