Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

TENISTA DA SEMANA
13 de abril de 2018 11:19
TENISTA DA SEMANA: Renato Minowa, de Paranavaí
Após vencer a 2MB em Londrina, Renato assumiu a liderança do ranking e afirma que quer buscar o título novamente

Na semana passada, a academia Point Tênis de Londrina viu o tenista Renato Minowa sagrar-se campeão da 2MB no torneio FPT 500 de classes com um potente 6/1 6/2 sobre o finalista Leandro Pavesi. Como resultado, Renato assumiu a liderança provisória do ranking na categoria com 1375 pontos, contra 1180 de Fabrício Machado, o segundo colocado.

“Ser campeão em Londrina me deixou muito feliz. Além de jogar, também pude visitar familiares e a cidade onde eu nasci. Fiz o jogo da final com meu grande amigo Leandro. Joguei bem aquele dia e, assim, consegui vencer a partida”, revela.

Aliás, desde 2014, Renato tem uma média de 39 jogos no ano e vem terminando a temporada na liderança da 2MB, o que só não aconteceu no ano passado, quando Alessandro Velasquez, o “China”, terminou na liderança com diferença de apenas 2 pontos a mais que Renato.

“Acredito que naquela ocasião faltou participar de mais alguns torneios, ou só de mais 1 e fazer alguns pontinhos. Já seria suficiente para terminar o ano na liderança novamente. Mas fiquei muito feliz com o China terminando o ano em primeiro. Ele é merecedor, um bom tenista além de ser um grande amigo. Acredito que o tênis proporciona isso; fiz grandes amizades jogando por todo o Paraná”, conta Renato.

O tenista da semana é engenheiro agrônomo, tem 46 anos e reside em Paranavaí, Região Noroeste do Estado. O atleta do Clube Harmonia diz que joga todos os dias após o trabalho e que esta é a forma que achou para estar em constante treinamento. Conheceu o esporte com 7 anos e chegou a jogar as categorias juvenis até os 14. Depois de um tempo parado voltou a jogar em 2002, com 31 anos, e nunca mais parou. “Aqui treino muito com o Fábio Lino, que joga a 1MB, e foi através dele que conheci e participei de algumas clínicas no Costão do Santinho, que me fez gostar ainda mais desse esporte. A prática do tênis traz benefícios para a saúde e combate o stress do dia a dia”, afirma.

APROVEITAMENTO 

Nesta temporada, Renato já fez duas finais. Além da última em Londrina, ele foi finalista da 1ª etapa do Full Festival, mas perdeu para o atual vice-colocado no ranking. Seus anos mais produtivos foram em 2015 e 2016, quando teve aproveitamentos de 82% e 81%, respectivamente. Ao todo, ele conquistou 147 vitórias em 190 jogos, mantendo a média total de 77% de aproveitamento.

Segundo o próprio Renato, seus pontos mais positivos enquanto tenista são a determinação, a concentração e o foco em busca da vitória. “A meta sempre é jogar bem e jogar melhor. É um treino constante do corpo e da mente. O que me motiva é saber que todo o esforço teve o resultado esperado e, claro, ficaria feliz se terminar o ano na liderança. Contudo, independentemente do resultado, meu objetivo é me exercitar cuidando sempre da saúde e fazer novas amizades, melhorando a cada dia e, assim, obter melhores resultados nos torneios”, explica.

- -

Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa
imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 99764-0333