Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

TENISTA DA SEMANA
23 de julho de 2018 16:16
Tenista da semana: João Schiessl, 13 anos, de Curitiba
O jovem tenista paranaense conquistou recentemente o título do Curitibano Open na categoria 16 anos

O João Schiessl é um tenista de Curitiba que tem apenas 13 anos de idade e recentemente foi campeão da categoria 16 anos do Curitibano Open COSAT que aconteceu no Clube Curitibano, na capital paranaense. No ranking CBT, o jovem ocupa a 20ª colocação no ranking 14 anos e o 50º na 16. Apesar de não serem colocações tão expressivas, a sua garra e força de vontade o colocam em condições de brigar de igual para igual com tenistas mais experientes do que ele.

“Não quero falar como se eu tivesse ganho um Grand Slam ou algo assim. Longe disso. Mas esse resultado se deve a um trabalho longo e duro que venho fazendo, sempre vendo os pontos a melhorar, para que eu esteja sempre evoluindo. É sempre bom vencer um torneio, principalmente em uma categoria acima, mas não se pode achar que tudo está bom e que não precisa mais treinar. A vitória às vezes nos dá essa sensação. Sei que foi um bom trabalho, mas isso já passou e agora já comecei a preparação para o próximo torneio”, disse Schiessl sobre o título recém-conquistado.

Sobre estar jogando torneios acima de sua categoria, Schiessl mostra maturidade e consciência ímpares. “Isso se deve a um desafio novo, de jogar com uma bola mais pesada, ter que correr mais e estar mais concentrado. Não posso dizer que estou confortável, mas acho que me adaptei bem a essa categoria, mas sei que é preciso evoluir sempre”, afirma.

O tenista filiado pelo Graciosa Country Club treina na DRTT, em Curitiba. “Eu treino na academia DRTT com o treinador Didier Rayon, Caio de Brito e Rafael Motter, mas eu represento o Graciosa Country Club. Eu treino todos os dias da semana a parte técnica, além da parte física, Pilates e RPG. Ainda tem a parte dos estudos para manter em dia”, ressalta.

Hoje, Schiessl está em Uberlândia (MG) defendendo a equipe paranaense na Copa das Federações, o maior evento interequipes do Brasil. “Acho que o Paraná está forte e temos chances de brigar pelo título geral”, afirma.

Sobre o início no Tênis, o tenista disse que foi quase por acaso que se identificou com o esporte e que sempre teve o apoio primordial de seus familiares. “A primeira vez que tive contato com o tênis, foi em um hotel em Natal (RN) que tinha uma quadra e me identifiquei muito com o esporte. Assim, quando voltei de viagem comecei a praticar no clube 3 Marias, aos 6 anos de idade com o treinador China (Alessandro Velasquez). Sempre foi meu esporte favorito embora no começo eu praticasse futsal junto com o tênis. Já fiz natação, mas hoje só pratico o tênis. Eu sempre contei com total apoio dos meus pais e familiares, e acredito que isso é muito importante pra um atleta da minha idade, por pagar as viagens, comprar o material (quando não há patrocínio para isso) e pela questão emocional de sempre ajudar nos momentos difíceis”, explica.

O jovem tenista já disputou grandes torneios da categoria infantojuvenil, mas o que ele mais teve prazer em jogar foi a Copa Gerdau. “Gostei muito desse torneio Cosat 16 anos, a Copa Gerdau de 2016 e o torneio valendo título de 2015 e 2016. Também teve um Cosat no Uruguai no fim do ano passado onde consegui o título em simples e duplas, mas jogando o 14 anos. O campeonato que eu mais gostei de jogar foi a Copa Gerdau porque é um torneio muito organizado e importante. Os torneios da FPT no geral também são bons e meu preferido é o Valendo o Título porque é o mais importante e reúne gente de muitos lugares do Paraná para jogar”, disse.

Sobre o futuro no esporte, Schiessl é taxativo. “Eu espero chegar no profissional e estou trabalhando para isso”.

Não temos dúvida de que, continuando este belo trabalho, vai conquistar todos os seus sonhos. Boa sorte, garoto!

- -

Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa
imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 99764-0333