Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

PSICOLOGIA
09 de agosto de 2018 12:14
A separação entre pais e filhos na hora de uma atividade
Na 3a coluna o psicólogo Paulo Penha comenta sobre a relação entre pais e filhos no esporte

É crescente a procura de pais pelo aconselhamento e acompanhamento de um Psicólogo Esportivo no processo de desenvolvimento de seus filhos, os problemas mais comuns estão na hora da separação entre pais e filhos em diversas situações, como na escola, em viagens dos pais, ou na hora da prática esportiva.

Na maioria das vezes, os pais querem realmente ver os filhos terem uma maior autonomia, e conseguirem executar algumas atividades sozinhos, mas em muitas ocasiões, com a justificativa que os amam muitos, não conseguem e acabam os prendendo demais, não os deixando fazer nada sozinhos, e com isso acarretam problemas comportamentais sérios em seus filhos como por exemplo gritos, choros, xingamentos e a indisciplina.

Estes comportamentos são muitas vezes vistos como birra, “manha” e aí por diante, e para piorar ainda mais a situação vemos pais que como resposta a estes comportamentos, em vez de imporem limites aos seus filhos, acabam cedendo aos seus caprichos, as vezes fazem isso conscientemente apenas para não terem “dor de cabeça”, mas na maioria das vezes por puro desconhecimento, achando que estão fazendo o melhor para seus filhos.

O que acaba por acarretar muitas vezes para os técnicos, altos índices de indisciplina, atletas sem limites, com problemas de falta de controle, desta forma não conseguem ter a atenção destes atletas, que acabam por prejudicar o grupo como um todo.

Antes que os pais queiram mudar o comportamento de seus filhos, devem observá-los. A tarefa dos pais é achar um meio de não reforçar a conduta indesejável e de fortalecer as condutas positivas. Devendo pensar num comportamento que irá substituí-lo positivamente.

Lembrando que não conseguirão mudar o comportamento numa única tentativa, irão ser necessárias muitas. Isso significa que os pais deverão ser constantes e firmes em suas colocações, e quando o comportamento inadequado ocorrer, seja qual for a situação, não poderão reforçá-los, e por mais que se sintam inclinados a ceder não  deverão fazê-lo. Deverão mostrar o que é correto, que são firmes, que sabem o que estão fazendo, e o que é melhor para os seus filhos.

Estou à disposição para tirar qual dúvida no whatsapp (41)991084243.

Grande abraço,

Psicólogo do Esporte Paulo Penha