Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

CONFERÊNCIA ITF
01 de novembro de 2018 14:27
Foto: Carla Larini
Elson Longo explica a mecânica do tênis em palestra
Apresentação na Conferência Regional ITF trouxe a ciência para dentro da quadra

Uma das primeiras palestras da Conferência Regional ITF, no Clube Curitibano, foi a de Elson Longo, formado em Física Teórica, pela USP, e que trouxe todo o seu conhecimento científico para o mundo do tênis.


Elson é fundador e diretor do Centro de Formação e Rendimento, uma academia especializada em tênis competitivo com 12 jogadores profissionais e 18 em transição, uma referência no esporte brasileiro.


A palestra de Elson foi elucidante do ponto de vista da mecânica do tênis. Explicando em detalhe como funciona cada movimento e que implicações os erros de posição e de flexão podem trazer, ele sugeriu exercícios de preparação e de prevenção ao desgaste muscular.


Outro ponto muito importante foi o conceito de rotação interna e externa, trabalhando também a raquete, a coordenação dos atletas e a força.


Falamos rapidamente com Elson após a palestra, para falar um pouco sobre o seu trabalho, formação e como o conteúdo apresentado por ele se encaixa numa curva de aprendizado para tenistas.


“A biomecânica é uma ciência que dialoga com várias outras áreas. Anatomia, fisioterapia e com a física. Se você pegar os princípios da biomecânica, que são seis, os quatro primeiros são física pura. Equilíbrio, oposição de forças, momento e energia. É tudo física. O curso me deu um embasamento legal para entender a mecânica por esse ângulo. Não é geralmente o ângulo que o educador físico tem, que o físico terapeuta vê. Por esse ponto, a física me ajudou muito”, comentou Longo.


Uma lição importante que Elson deixa é como os métodos científicos e a teoria podem formar um bom profissional, ou, em primeira análise, um grande professor.


“O professor não precisa ter a técnica perfeita, mas precisa saber a técnica correta. Isso é fundamental, ele tem que tentar levar os alunos dele ao modelo. Sem essa referência, obviamente, todo o ensino dele é prejudicado, e irá conduzir os alunos a lugares que não são os melhores”, finalizou Elson.


---


Federação Paranaense de Tênis

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404