Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

COLUNA
14 de novembro de 2018 09:45
Paulo Penha: O professor como catalisador de talentos
Coluna "Psicologia do Esporte" retrata o papel do professor na formação do aluno

Por Paulo Penha

 

O aluno precisa aprender a ser feliz na escola de tênis, descobrir o prazer do aprendizado e de fazer as suas atividades bem feitas, sabendo que é permitido errar e que o erro nos faz crescer. Não ter medo de descobrir, assumir e desenvolver a própria potencialidade. (BOMTEMPO)

 

É necessário que a escola e o professor deixem de ser apenas transmissores de conteúdo para que se concentrem na formação do sujeito no seu sentido mais amplo. Entretanto, para que isso aconteça, o professor deve, acima de tudo, estar atento para auxiliar seu aluno nesse processo, trabalhando para criar um ambiente agradável e livre de tensões na escola.

 

O aluno que não se sente acolhido pelo professor tende a desenvolver antipatia por este e, conseqüentemente, não conseguirá lidar com as dificuldades porque não encontra apoio. Diante disto muitos alunos desistem no meio do caminho. O professor deve estar atento às potencialidades de seus alunos, e quando observá-las, explorá-las e estimulá-las.

 

É aí que começamos a observar como a presença do professor não é apenas importante como imaginamos. Ela é essencial na vida de seus alunos. O professor não ensina só o que ele pensa ensinar, e o aluno não vivencia apenas a aula com a técnica e os modos de operar o conhecimento sistematizado, mas internaliza sentimentos, normas e valores que se ligam às palavras na interação entre professor e aluno.

 

Os métodos de ensino são as formas organizacionais das atividades entre professores e alunos, e, para o sucesso do método é necessário que o professor compreenda o contexto social, individual e intelectual dos seus alunos.

 

Dessa forma, caberia ao professor saber lidar com situações adversas, buscando condições favoráveis à prática educacional. Entretanto, percebe-se que bem poucos professores chegam a esse nível de compreensão, levando na maioria das vezes a uma desvalorização no momento de ensinar e aprender.

 

Com isso, fica a mensagem para os professores e técnicos que estão lendo este texto, que estejam atentos aos seus alunos em seus mínimos detalhes, pois essa atenção diferenciada poderá auxiliar na construção de um atleta profissional.

 

Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição para tirar qualquer dúvida por meio do Whatsapp no número (41)99108-4243.

 

Psicólogo Paulo Penha de Souza Filho

Psicólogo do Esporte, Fisiologista do Exercício,

Psicopedagogo e Mestre em Distúrbios da Comunicação

Gerente de Saúde Esportiva

CRP-08/13139