Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

TENISTA DA SEMANA
14 de novembro de 2018 12:58
FPT Apresenta: Luzia Ohi, Tenista da Semana
Tenista que atua pela AGTênis em Umuarama é líder da 5FB e já conquistou oito títulos no ano

A Tenista da Semana vem de Goioerê e é líder do ranking da 5FB. Com quase o dobro de pontos da segunda colocada, Luzia Ohi já soma oito títulos no ano e vem de uma vitória no FPT 2000 de Foz do Iguaçu.

 

De acordo com o sistema da FPT, Luzia fez 29 partidas no ano, vencendo 24 e perdendo cinco. Esse desempenho em torneios, sempre brigando por títulos no circuito paranaense, rendeu o total de 6155 pontos.

 

Conversamos com ela ao longo dessa semana. E a história dela é de muita paixão pelo esporte, apesar das voltas (boas) que a vida dá. Nascida em 1953, Luzia iniciou sua empreitada tenística em 1990, no Clube dos 30, em Goioerê. Porém, dez anos depois, interrompeu a carreira para se dedicar à educação dos filhos.

 

Além disso, os compromissos profissionais e os estudos adiaram o retorno às quadras. Nesse intervalo, ela se especializou em áreas distintas como Pedagogia, Administração e Recursos Humanos, Administração Hospitalar e Saúde, Gestão e Auditoria Ambiental.

 

Comecei a praticar o tênis em 1990 no Clube dos 30 de Goioerê. Deixei de praticar em 2.000 para dedicar à educação dos filhos, à vida profissional e retorno aos meus estudos de pós-graduação.

 

A pausa, contudo, não representou uma aposentadoria. Em 2016, a filha Shaline realizou o processo de cadastro de Luzia na FPT. Desse momento em diante, ela começou a disputar torneios dentro do Paraná. Foi no Goioerê Clube de Campo que ela foi incentivada a ir mais longe. O apoio veio de João Nascimento, presidente do clube, e dos professores Isaías Lanza e Neto. Hoje, atua pela AGTênis, em Umuarama.

 

O Brasil teve em Gustavo Kuerten um grande exemplo para trazer muitos novos atletas para o tênis. Guga também foi uma grande referência para Luzia. Além do catarinense, ela coloca Roger Federer como inspiração. O suíço é competente, técnico e humano, nas palavras dela.

 

“Todo esporte é muito bom, principalmente o tênis, que me deu muita saúde, equilíbrio e sucesso profissional. A prática do tênis estimula o conhecimento, nos faz aprender a construir valores. Além disso, aprendi a ser mais perseverante e determinada”, comenta Luzia.

 

Essa é mais uma lição de que nunca é tarde para retomar uma vida esportiva saudável. E o esforço é premiado com títulos e reconhecimento. Passos naturais para quem está acostumado a vencer.

 

Confira os números de Luzia Ohi no site da FPT

 

E o ranking da 5FB, no detalhe

 

---

 

Federação Paranaense de Tênis

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404