Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

RANKING ATP
17 de janeiro de 2019 15:29
Entenda como funciona o ranking da ATP
Pontuação equivale ao desempenho de um tenista ao longo de 52 semanas; veja detalhes

Você sabe como funciona o ranking da ATP, principal autoridade do tênis mundial? É uma informação valiosa para quem planeja se aventurar no mundo profissional do esporte. Confira um breve resumo, a seguir.

 

Em 2012, a ATP definiu que são considerados os 18 principais torneios ao longo de 52 semanas, respeitando os quatro Grand Slams e as oito edições do Master 1000 para a composição do ranqueamento.

 

A utilidade

 

Mas para que serve a posição no ranking, afinal? Pois é, não é apenas uma ilustração de quem são os melhores do mundo e tampouco serve como comparativo simples de qualidade. A ideia é que o ranking seja critério para inscrição e designação dos cabeças de chave, que são proporcionais. Por exemplo: um torneio com 32 atletas tem oito cabeças de chave, um de 64 conta com 16, e assim por diante, sempre seguindo uma proporção de 25%. O mesmo se aplica ao Masters 1000, de 96 jogadores, sendo 32 cabeças de chave.

 

Além disso, o ranking serve também como corte para os mais diferentes torneios. Em Grand Slams, por exemplo, se nenhum jogador estiver machucado, os 112 primeiros entram na chave principal, enquanto os 128 seguintes disputam 16 vagas para o quali.

 

A ordem do ranking é referente a 42 dias antes do evento. Esse tempo é cortado pela metade em eventos Challenger, que consideram as posições de um prazo anterior de 21 dias. Neste ano, contudo, os Futures não contarão mais pontos na ATP, o que pode alterar o número e a qualidade dos participantes em curto prazo.

 

Como são somados os pontos

 

Os pontos são somados em caráter semanal, e correspondem ao desempenho do tenista na semana anterior. Existem torneios obrigatórios da ATP, e em caso de ausência, o atleta obviamente não soma pontos.

 

Uma peculiaridade é que não há mais um número mínimo de entrada em torneios ATP 250 e 500 com o fim de completar os 18 exigidos. Porém, os mais bem classificados precisam atuar em um torneio 500 após o US Open para terem direito à premiação bonificada ao fim do ano. Existe, também, a obrigatoriedade de disputa de sete dos nove Masters. O ATP Finals é uma exceção, contabilizando o 19º resultado no período considerado.

 

Duplas

 

A única diferença do ranking de duplas em relação ao simples é que não há um número mínimo de entrada em torneios. O ATP Finals, nesse caso, está incluído nos 18 eventos anuais, e o critério para a participação é a soma de pontos na temporada para cada dupla fixa.

 

---

 

Federação Paranaense de Tênis

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404