Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

TENISTA DA SEMANA
31 de janeiro de 2019 13:29
FPT Apresenta: Henrique Moura, Tenista da Semana
Com bom início em 2019, jovem atleta fala sobre a importância do tênis na sua vida

O tênis paranaense está vivendo bons dias em 2019. A grande participação no Circuito Sul-Brasileiro CBT tem animado aqueles que acompanham o desenvolvimento de tenistas do infantojuvenil.

 

Se você tem visto o site da FPT, deve ter notado que alguns nomes são figurinhas carimbadas nas notícias sobre o evento, que agora está sendo disputado na cidade de Novo Hamburgo. Entre eles, está Henrique Moura, da categoria 12 anos, o nosso Tenista da Semana.

 

Finalista em três etapas do Circuito, Henrique foi campeão em duplas em Itajaí, na terceira etapa, vice em duplas na segunda etapa de Londrina e vice em simples, na quarta etapa, também em Itajaí. Como sempre, o caminho para a glória é estar sempre disputando e se acostumando às decisões. Isso Henrique tira de letra.

 

Falamos com o garoto por meio do pai, Leonardo, que gentilmente nos atendeu. Até a quarta etapa do Circuito, Duda Marcolin, da DM Tênis, estava acompanhando a equipe, e também foi importante para facilitar o contato com os Moura.

 

Confira a breve entrevista que fizemos com eles, a seguir:

 

FPT: Henrique, quando você começou no tênis e qual foi a sua grande motivação?

Henrique Moura: Iniciei no tênis em 2013, com apenas seis anos. Minha motivação foi ver outras crianças jogando e me deu vontade de fazer. Depois disso, fiz uma aula experimental e nunca mais parei.

 

Quem é a sua grande referência no esporte?

Minha referência é o Roger Federer, que além das suas qualidades técnicas e ser um dos melhores da história, admiro pela sua postura dentro e fora das quadras. Ele é sempre muito profissional e dedicado ao esporte.

 

Como foram esses últimos dias, em que você teve excelente desempenho no Circuito, e o que isso te trouxe como aprendizado?

Esse circuito foi muito bom, pois evoluí na técnica, no mental e como pessoa também, resultado de uma boa pré-temporada. Iniciamos os treinos para o circuito Sul-Brasileiro no início de dezembro, e estive treinando diariamente o meu físico. Em quadra, o calor dificultou bastante, mas no final fiquei satisfeito com meu desempenho. Agora volto aos treinos para os próximos torneios. Um deles é o Juniors Cup, em Porto Alegre.

 

Que tipo de mensagem você pode passar para quem está começando no tênis e quais os valores você leva para a vida fora das quadras?

Eu aconselho que escolham uma academia legal, com pessoas legais e bons treinadores, que se dediquem aos treinos, ganhando confiança nos golpes, para obterem um bom desempenho nos jogos. Sempre joguei pelo Instituto Ícaro (DM Tênis), academia que me dá todo o suporte. Também é muito divertido, pois através do tênis conheci várias pessoas que hoje são meus amigos fora da quadra, viajei para vários lugares e também tive a oportunidade de conhecer o Guga, o que foi muito legal. Eu levo para fora das quadras o respeito, a dedicação, a honestidade, a persistência, a paciência e a vontade de dar sempre o melhor de mim. Também é preciso ter em mente que você não vai ganhar sempre, às vezes você faz uma excelente partida e perde o jogo, então precisamos saber lidar com as vitórias e com as derrotas.

 

A energia da juventude te auxilia de que forma no tênis? Que prioridade o esporte está tendo e como você tem dividido os estudos com os treinos e competições? Pode falar como é a sua rotina nesse sentido?

Facilita para ter mais disposição, mas também é preciso ter disciplina, boa alimentação e muita dedicação nos treinos, pois isso nos dará confiança e tranquilidade para aplicar com segurança os golpes treinados. A rotina é puxada, ainda mais quando estamos em torneio, já que acordamos muito cedo e muitas vezes passamos o dia todo no clube. O tênis, hoje, tem muita importância na minha vida, pois através dele aprendi a ser mais disciplinado, organizado e dedicado. De manhã eu vou para a escola, à tarde eu treino e à noite faço inglês e outras tarefas de estudos.

 

Como os torneios da FPT te ajudaram a evoluir como tenista e o que você acha que eles acrescentam aos mais jovens que estão tentando dar o pulo para o profissional?

Eu jogo os torneios da FPT desde a bola laranja, e através deles aprendi como me comportar em quadra, peguei confiança e evoluí como tenista, sabendo agir em momentos de tensão, controlando a ansiedade antes dos jogos, melhorando tecnicamente e mentalmente. Como ainda não viajo muito, os torneios da FPT me ajudam no desenvolvimento e para adquirir ritmo para os demais torneios. As competições são sempre de excelente qualidade técnica, já que no Paraná temos grandes jogadores. Isso eleva ainda mais o nosso jogo.

 

Confira o perfil de Henrique Moura no site da FPT

 

---

 

Federação Paranaense de Tênis

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404