Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

TENISTA DA SEMANA
08 de fevereiro de 2019 13:45
FPT Apresenta: Leonardo Santos, Tenista da Semana
Aos 9 anos, o atleta foi multicampeão nas etapas do Circuito Sul-Brasileiro da CBT

Existem diversas teorias sobre a formação de um atleta campeão. Há a corrente que atribui o talento ao fator genético, que já está com o tenista, independente do que ele faça. Há também o conceito de que a habilidade vem do treino, da regularidade e da afinidade com tal esporte. Em qualquer dessas hipóteses que você acredite, ser multicampeão muito cedo é uma façanha extraordinária.

 

Leonardo Santos, de apenas nove anos, se transformou em um fenômeno neste início de 2019. Ele participou de seis etapas do Circuito Sul-Brasileiro CBT ao longo de janeiro e ficou com nove troféus em 12 possíveis. O garoto, que faz parte da equipe do Clube Curitibano, saiu de cada etapa com pelo menos um troféu. Foi campeão de simples em Maringá, Londrina, Itajaí (4ª) e de duplas nas duas etapas em Itajaí e Novo Hamburgo. Além disso, o jovem também conseguiu dois vices em simples nas etapas em Novo Hamburgo.

 

Tanta dedicação aos treinos, somada ao incentivo familiar, fizeram do garoto um dos grandes vencedores do país nesse período do ano. Por esse motivo, conversamos com o pai de Leonardo, Rodrigo Santos, para viabilizar mais esta edição do Tenista da Semana. Qual será o segredo de tantas vitórias?

 

FPT: Como foi que o Leonardo desenvolveu interesse pelo tênis? De que maneira ele foi incentivado a seguir este caminho e quando ele iniciou?

Rodrigo Santos: O Leo sempre acompanhou eu e a Elaina nas quadras. Sempre pegava uma raquete e ficava correndo atrás da bola. Muitas vezes ele ia assistir meus jogos com amigos. Fizemos um teste com Professor Sérgio Balboa e ele deu o ok, com apenas 4 anos para iniciar. O Sérgio, aliás, é o maior responsável pelo desempenho do Leo.

 

Sabemos que nessa idade é difícil fazer uma divisão clara entre os treinamentos, as viagens e os estudos. Como ele lida com isso e que tipo de aprendizado ele vem tendo com essa vida atribulada?

O tênis traz muita disciplina para os atletas. Apesar do cansaço físico, ele sempre vai bem na escola. Acreditamos que o esporte só traz benefícios.

 

Que recado você pode dar aos pais de tenistas tão jovens quanto o Leonardo? Existe algum cuidado específico que você toma e pode recomendar?

O grande triunfo do Leo foi perceber o quanto é prazeroso jogar e fazer amigos. Ele cresceu neste meio e fez muitas amizades. Ter foco e dedicação trazem os resultados em quadra. O papel dos pais tem que ser de apoio e JAMAIS cobrança para que eles adquiram naturalmente a vontade de evoluir. Por isso estamos apenas como observadores e conhecendo mais este mundo do tênis para orientá-lo.

 

Como foi para ele ter um desempenho tão impressionante no Circuito Sul-Brasileiro? Que outros torneios fora do Paraná ele pretende disputar nesse semestre? O que mais marcou ele, além das conquistas?

Felicidade total, pelas conquistas em tão pouco tempo. Ele teve um aprendizado absurdo, pois ficou as férias de janeiro viajando com a equipe e os professores do Curitibano. Mas ele não cansa de repetir que está muito feliz e já retornou aos treinos. Agora, jogará o Banana Bowl e depois o Brasil Juniors Cup.

 

Qual é a experiência que ele tem em torneios da FPT? De que forma ele enxerga essas disputas e que importância ele atribui ao circuito paranaense, no sentido de preparação para os grandes torneios?

Os torneios da FPT são um excelente aprendizado. Ele às vezes joga categoria acima da idade para ter mais desafios. Tem uma leva de tenistas da idade dele que estão demonstrando excelente desempenho. Isso acaba contribuindo para o crescimento de todos. Não se cria um atleta de tênis sem os desafios dos torneios. O atleta tem que enfrentar várias situações que vão prepará-lo para o futuro. Da nossa parte, nos sentimos orgulhosos de termos este campeão em casa e, claro, agradecidos a todos que contribuem para a formação do Leo.

 

---

 

Federação Paranaense de Tênis

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404