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COLUNA
02 de maio de 2019 11:32
Coluna Psiccom: Exercício anaeróbio e performance
Psicólogo do Esporte Paulo Penha explica o conceito de exercício anaeróbio

No decorrer dos trabalhos que desenvolvo, venho percebendo a defasagem que há em muitos treinamentos com atletas, e como isso interfere diretamente na performance esportiva. Um ponto que me chama a atenção é quanto aos exercícios anaeróbios, visto que este é um tema pouco explorado. Com isso, trago pontos que devem começar a ser vistos com outros olhos.

 

Anaeróbico significa a ausência de oxigênio, que afeta várias reações químicas e/ou biológicas Fox (2000). O treinamento anaeróbio eleva os níveis em repouso dos substratos anaeróbios das principais enzimas glicolíticas, esses aumentos são acompanhados habitualmente por aprimoramentos na realização de exercícios de intensidade máxima. McArdle (1996). Exemplos de exercícios anaeróbicos incluem musculação, sprints, saltos, entre outros; são quaisquer exercícios que consistem em movimentos rápidos de alta intensidade.

 

Uma curiosidade é que pesquisas vêm mostrando que o exercício físico, tanto aeróbio como anaeróbio, aliado à orientação psicológica e nutricional possibilitam uma maior redução ponderal para a promoção da diminuição do percentual de gordura corporal quando comparado com a orientação nutricional somente.

 

Outros estudos desenvolvidos em Psicofisiologia revelam uma consistente relação entre os níveis de estresse e as alterações nas respostas fisiológicas durante o treinamento, tais como o aumento das freqüências cardíaca e respiratória, da taxa de hormônios sangüíneos e da concentração do lactato sangüíneo (BARA FILHO, 1999; TOLEDO, 2000).

 

Mas deve-se ater que diferenças individuais inferem em diferenças reais entre indivíduos, com isso, deve-se procurar Recursos Ergogênicos (que são substâncias ou procedimentos capazes de aumentar a capacidade de trabalho físico, a função fisiológica ou o desempenho atlético) mais adequados para a individualidade do atleta.

 

Alguns dos recursos utilizados por pesquisadores e treinadores acabam apresentando dificuldades, como por exemplo, estabelecer testes específicos para cada esporte, com suas diferenças biomecânicas e fisiológicas.

 

É imprescindível dar atenção a princípios relativos à sobrecarga, a especificidade, as diferenças individuais e da reversibilidade, para se obter a melhor performance anaeróbia. O que enfatizo é a necessidade de mais pesquisas referentes ao tema. Mas desde já todos devem estar atentos quanto a estas questões, e como a Psicologia do Esporte vem sendo um suporte ao técnico e ao atleta na diferenciação do que é Psicofisiológico ou uma falha no treinamento esportivo específico do atleta, um bom exemplo seria se o mau desempenho de um atleta está relacionado a aspectos pessoais que estão interferindo em sua performance esportiva, ou se sua performance está debilitada não devido ao atleta, mas sim ao treinamento que lhe está sendo prescrito. A Psicologia é uma grande aliada do preparador físico, treinador e principalmente do atleta.

 

Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição por meio do Whatsapp (41) 99108-4243 ou pelo site psiccom.com

 

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