Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

TENISTA DA SEMANA
23 de maio de 2019 11:11
FPT Apresenta: Waldemir de Matos, Tenista da Semana
Líder da 6MB, tenista planeja subida de classe no segundo semestre

O nosso Tenista da Semana é Waldemir de Matos, que lidera com folgas o ranking da 6MB. Em grande fase e acostumado a disputar finais, o tenista falou com propriedade e deu sua perspectiva do tênis social, uma das grandes preocupações da FPT. Confira abaixo o bate-papo.

 

FPT: O que encaixou tão bem no seu jogo, neste ano, para que você esteja liderando o ranking da 6MB com tanta vantagem?
Waldemir de Matos: Na verdade, minha evolução já vem desde o ano passado, quando disputava a 7MB e fechei o ano entre os primeiros colocados do ranking, mesmo participando apenas de alguns torneios no segundo semestre. Em 2019, promovido para a classe 6MB, credito os resultados que me levaram à liderança do ranking à sequência de jogos, tanto nos torneios da FPT como no clube Santa Mônica Clube de Campo, onde treino quase que diariamente. Isso me possibilitou uma evolução natural e uma melhora sensível na performance, especialmente nos torneios oficiais da FPT, que tem um caráter mais competitivo que os treinos e jogos amistosos.

 

Foram (três) títulos e uma final de FPT 1000 e uma final de FPT 500 suas até agora no circuito. O que você planeja para o segundo semestre nas competições, para assegurar essa liderança?
Na verdade, este ano quase que já atingi o limite dos torneios da FPT para efeito de pontuação no ranking. Entretanto, pretendo ainda participar de mais alguns torneios pela 6MB, a fim de assegurar a liderança no final do ano. A tendência e o desafio para o segundo semestre é disputar torneios pela 5MB, especialmente os Grand Slam, e os FPT 1000, para quem sabe, até dezembro, ficar entre os primeiros colocados no ranking também nessa classe.

 

Como e quando foi seu início no tênis? Com que motivação entrou para o esporte?
Comecei a jogar tênis como brincadeira, em 2002, em uma quadra de cimento na Associação dos servidores Receita Federal em Foz do Iguaçu, com 40 anos de idade na época. Fiquei alguns anos jogando apenas de forma eventual com meus filhos e alguns amigos. A partir de 2015 comecei a jogar de forma mais constante, tendo inicialmente participado de torneios (barragem) no Círculo Militar do Paraná, clube do qual era sócio e, posteriormente em 2017, me associei ao  Santa Mônica, onde já realizei mais de 600 jogos entre partidas amistosas e torneios. Tenho registrado tudo em um álbum pessoal. O tênis é um esporte motivante e prazeroso, sob todos os aspectos. Depois que você pega gosto pelo esporte é impossível deixar de praticar.

 

O que o esporte te trouxe para a vida pessoal e que tipo de aprendizado você adquiriu como tenista?
O tênis é sem dúvida um esporte que proporciona enormes aprendizados, tanto em quadra como fora dela. Não deixando de lado o aspecto da competitividade que deve prevalecer nos jogos, o espírito de companheirismo, lealdade e solidariedade, que geralmente ocorrem entre os competidores, servem para balizar as atitudes e comportamentos no nosso dia a dia, nos tornando cidadãos melhores e mais conscientes de nosso papel na sociedade.

 

De que maneira os torneios da FPT colaboram para o seu desenvolvimento e por que você os recomendaria a outros tenistas?
É inegável que a participação nos torneios promovidos da FPT proporcionam aos tenistas uma enorme possibilidade de desenvolvimento pessoal e interpessoal, e especialmente um grau de interatividade bastante interessante com os competidores, tanto da capital como nas cidades do interior do estado. Recomendo a todos os atletas apaixonados pela prática do tênis que participem das competições promovidas pela Federação, pois garanto que não irão se arrepender.

 

Qual o recado que daria para quem está apenas treinando tênis e gostaria de tentar a sorte em partidas oficiais do circuito?
Reafirmando a minha resposta à pergunta anterior, deixo aqui meu testemunho como integrante das competições oficiais da FPT a menos de 1 ano: Participem dos torneios oficiais, é muito gratificante, vale muito a pena. A final dos jogos, sendo ou não campeão, a satisfação é inigualável.

 

---

 

Federação Paranaense de Tênis

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404