Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

CAPACITAÇÃO
29 de maio de 2019 10:39
Projeto foca a inserção e formação de Treinadoras no Paraná
Atividades começam nesta quarta-feira e fazem parte do "Mapeando o Tênis Paranaense"

O Departamento de Capacitação da FPT iniciou uma nova etapa do projeto “Mapeando o Tênis Paranaense”, que consiste em compreender o processo de inserção e formação das treinadoras de tênis e beach tennis que atuam no Paraná.

 

Essa etapa terá o apoio de Larissa Galatti, da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP (FCA – Unicamp), que coordena a linha de pesquisa voltada às treinadoras dentro do núcleo de Pedagogia do Esporte. Ela nos deu uma perspectiva mais aproximada do que consiste o projeto.

 

“A ideia é conhecer quem são as treinadoras que trabalham com o tênis e o beach tennis no Paraná, identificar como elas chegaram a essa profissão, o potencial que elas observam e quais são as barreiras que elas enfrentam. A gente sabe que o número de treinadoras, em esportes em geral, é muito menor. Então, para promovermos um número maior de profissionais, é importante que conheçamos essas mulheres, e daí tentarmos criar políticas de desenvolvimento de treinadoras, entre outras medidas de formação que potencialize esse grupo de profissionais”, observou.

 

O projeto também irá servir como base para análise de engajamento de treinadoras no esporte, garante Larissa. “Há literatura que indique motivos para essa menor participação feminina e a partir disso criamos um questionário online com perguntas abertas para que elas relatem como está sendo a carreira delas. Então temos isso: uma identificação e definição do perfil, observação de potencial e possíveis barreiras na trajetória profissional. Parece haver um número maior de treinadoras no esporte de participação, mas há uma dificuldade grande de transição para esportes de elite. Queremos saber se isso acontece ou não dentro do estado Paraná. A ideia é potencializar as treinadoras que desejam seguir na profissão e o primeiro passo para isso é entender seus desafios na carreira”, explicou.

 

O grupo de treinadoras já está ativo e as dinâmicas começam a partir desta quarta-feira. O trabalho será específico para profissionais filiadas à FPT ou que atuem em clubes e academias filiadas à Federação.

 

Departamento de Capacitação - FPT