Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

TENISTA DA SEMANA
18 de julho de 2019 13:34
FPT Apresenta: Marcos Dario, Tenista da Semana
Campeão da 4MB no Circuito 3XBit de Apucarana se apaixonou pelo esporte aos 30 anos

Começar a vida no tênis não é um privilégio que todos possam desfrutar. Normalmente, contamos a história de jovens talentos do esporte que desde os primeiros passos já se adaptaram à vida dentro de quadra. Mas o tênis é fabuloso e apaixonante, o que também atrai novos atletas em diversas faixas de idade.

 

É o caso de Marcos Dario, de 38 anos, campeão da 4MB na 4ª etapa do Circuito 3XBit, em Apucarana. Ele entrou para o esporte aos 30 e hoje não consegue mais viver sem. Apesar do passado em outras modalidades, Marcos revela que se identificou demais com a raquete e agora desfruta disso em torneios internos e eventos da FPT.

 

Conversamos com ele sobre essa paixão. Confira abaixo o bate-papo.

 

Desde quando você pratica tênis e como foi seu início na modalidade?

Comecei a jogar aos 30 anos. Pratico desde 2011, comecei a jogar na academia Point Tennis.

 

De que maneira o tênis impacta a sua vida fora das quadras?

Para mim, o tênis é lazer, é a única atividade esportiva que pratico hoje. Já joguei futebol, handebol, e até corri no passado, mas hoje estou só nas quadras, me identifiquei com o tênis. Agora é só isso que faço. Jogo de três a cinco vezes por semana e isso me deixa com a cabeça boa para poder trabalhar.

 

Que tipo de aprendizado obteve por meio do esporte?

A educação, né? É um esporte que você respeita muito o seu adversário, você se respeita. Faz com que você pratique também a paciência como nenhum outro esporte. Além da competitividade.

 

Como se prepara para os torneios e qual é seu objetivo nas competições?

Eu faço aulas desde quando comecei no tênis, nunca parei. Hoje tenho aulas duas vezes na semana e participo do ranking interno do CCAP, de Apucarana. Jogo pela categoria A e nós fazemos algumas partidas mensais, até para me preparar. Também marco amistosos, participo de grupos de treino. Eventualmente fazemos treinos em duplas, com foco no Interclubes de Maringá. É por aí que a gente se prepara, jogando, mesmo.

 

Quem são seus principais ídolos no esporte? Por quê?
Rafael Nadal, com certeza. É um atleta fantástico que eu já acompanhava antes mesmo de começar a jogar. Demonstra muita garra, perseverança e consegue evoluir mesmo com adversidades físicas, lesões. Sempre se supera, se inova, e com 33 anos ele joga melhor do que quando tinha 23, 24 anos.

 

Mais alguém da família pratica tênis? Com que intuito?
Meu pai e meu irmão, que inclusive joga torneios FPT, são praticantes assíduos. Meu irmão já foi campeão da 7MA em 2012, ele tem objetivo de competição, mesmo. Minha irmã começou a treinar há pouco tempo, assim como minha mãe, apenas para fins de atividade física.

 

Como recomendaria os torneios da FPT a outros tenistas que só fazem jogos amistosos e querem competir?
São importantes demais. Se você só atua em torneios internos, seus adversários serão sempre os mesmos. Por exemplo, o último que joguei em Apucarana, enfrentei dois tenistas que nunca havia jogado contra. É válido que todos os tenistas participem, porque a troca de experiências é sensacional!

 

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o apoio da Murano, Head, Governo do Estado do Paraná, Decathlon e Sandever.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404