Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

TENISTA DA SEMANA
22 de agosto de 2019 12:06
FPT Apresenta: Fernando Palevoda, Tenista da Semana
Tenista de Curitiba foi campeão da 6MB no Grand Slam Cineflix/Copa Lucas Gomes

Fazer um bom papel em um Grand Slam é algo que motiva um tenista em sua vida esportiva, seja mirando uma carreira profissional ou simplesmente como atividade física em busca da satisfação. No último fim de semana, Maringá recebeu o Grand Slam Cineflix/Copa Lucas Gomes, e, dentre as histórias contadas no evento está a de Fernando Palevoda, da 6MB, campeão de sua categoria pela primeira vez.

 

O atleta, que atua pelo Santa Mônica, bateu um papo com a FPT para contar um pouco de como se sente depois desta grande conquista, suas inspirações, a presença da família e a motivação para continuar no tênis.

 

Confira abaixo:

 

FPT: É seu primeiro título em Grand Slam?  Qual foi a sensação e o que representa esse momento na sua vida esportiva?

Fernando Palevoda: Sim, esse é meu primeiro título de Grand Slam, é um momento de grande alegria e superação, pois enfrentei grandes adversários e fiz excelentes jogos. Esse título ainda fica mais marcante em minha vida, pois foi um torneio em homenagem ao Lucas Gomes, menino que não tive o prazer de conhecer em vida, mas a quem dedico esse troféu conquistado. Tenho uma filha chamada Maria Eduarda, de apenas três anos de idade, e como pai eu posso imaginar a dor que os pais e familiares estão sentindo nesse momento. Também dedico essa conquista à minha amada esposa Meri, que sempre me apoia e incentiva a continuar jogando, além da minha filha Maria Eduarda, inspiração de vida.

 

Como e quando começou a jogar tênis? O que procurava na modalidade?

Comecei a gostar de tênis em 1997, depois do primeiro título de Roland-Garros do Guga. De lá pra cá, sempre acompanhei os torneios e tenistas, mas em novembro de 2016 meu compadre Douglas Campigotto (a quem dedico minhas campanhas) começou a jogar e me incentivou a iniciar os treinos. Desde então, não parei mais e venho participando dos torneios FPT com regularidade, buscando sempre evoluir como jogador e pessoa.

 

Mais alguém na sua família pratica o esporte? Com que motivação?

No momento só eu pratico, mas minha filha sempre está me acompanhando, assistindo aos jogos, acredito que ela será uma grande tenista no futuro.

 

O que pode dizer que o tênis mudou na sua vida, fora das quadras?

Sou de uma família humilde, filho de agricultores e nunca me imaginei jogando tênis por ser um esporte com viés de elite. Porém, depois que comecei a praticar e disputar os jogos, minha vida mudou. Ganhei grandes amigos em quadra que levo para vida. Esse esporte, além de nos propiciar uma vida saudável, nos dá uma concepção de cultura diferente e pode ser praticado por qualquer pessoa e de qualquer classe social, basta ter vontade. Tenho certo arrependimento de não ter começado a jogar há mais tempo e com certeza recomendo que todos pratiquem também.

 

Como recomendaria os torneios FPT a outros tenistas que só participam de torneios internos em seus clubes/academias? Que vantagem eles têm em eventos estaduais da Federação, a seu ver?

Sempre recomendo os torneios da FPT, a começar pela grande organização e pelo ótimo nível de jogo que é praticado em todos os torneios do estado. A evolução no esporte é garantida quando jogamos torneios da Federação.

 

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o apoio da Murano, Head, Governo do Estado do Paraná, Decathlon e Sandever.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404