Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

INCLUSÃO
28 de agosto de 2019 11:15
Torneio Inclusivo de Tênis estimula a superação de limites
Evento foi recebido pelo Santa Mônica e deixou ótima impressão nos participantes

O Santa Mônica recebeu, entre 24 e 25 de agosto, o Torneio Inclusivo de Tênis, uma iniciativa da Universidade do Esporte em parceria com a Federação. A ideia de criar uma competição com duplas entre tenistas cadeirantes e não-cadeirantes reforçou o aspecto inclusivo, uma das grandes lutas da ONG Universidade do Esporte. Foi o primeiro torneio nesses moldes realizado no Paraná.

 

As regras especiais foram decididas com antecedência e previam diferenças na questão de áreas para voleio e movimentação. Ao todo, foram 16 jogos realizados entre duplas masculinas e mistas, com a presença de quatro atletas cadeirantes do projeto Tênis Sobre Rodas: Adilson Ponciano, Claudinei José de Lima, Ítalo Romanely e Pedro Zanardi. Cincler Trevisan entrou como convidado. 

 

Os atletas andantes, por sua vez, eram Ada Zwiener, Andrea Parizotto, Malu Magni, Renata Bahia, Silvia Paludo, Carlos da Silva Neto, Gabriel Massan Uzae, Harro Zwiener, Libano Paludo Filho e Willian Borges.

 

Na disputa de duplas masculinas, Ítalo/Harro ficaram com o troféu após quatro vitórias na chave. A dupla finalista, pelo saldo de games, foi Adilson/Libano. Já nas mistas, Ítalo/Andrea foram campeões com três vitórias na chave. Adilson/Renata foram finalistas pelo saldo de games. 

 

“Realmente o retorno foi muito maior do que o previsto. Retorno para nossos atletas cadeirantes, que perceberam que o limite deles é muito além do que eles pensavam, e para os andantes também. Escutei deles que havia um estímulo extra em quadra de lutar e vencer pela dupla. Para quem assistiu, foi um grande aprendizado de convívio, superação. Muitos se perguntam por que ninguém fez isso antes, e agora o esporte está cumprindo seu papel, que é inclusão, que é o convívio e a superação de limites. Estamos convictos de que isso começa aqui e não para mais, os torneios inclusivos vão se tornar uma realidade. Inclusive estamos com convites de vários clubes para novos eventos, pois a sociedade respondeu de uma maneira maravilhosa. Todo mundo que acompanhou perguntou quando será o próximo e quem participou, quer estar nos próximos. Estão nos abrindo portas e agora temos de responder à sociedade com essas iniciativas de inclusão”, avaliou Denise Mendonça, diretora da Universidade do Esporte.

 

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o apoio da Murano, Head, Governo do Estado do Paraná, Decathlon e Sandever.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404