Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

TENISTA DA SEMANA
04 de outubro de 2019 10:03
FPT Apresenta: Jean Ferreira, Tenista da Semana
Tenista e treinador na academia O Ninho venceu sua categoria no Roland-Garros Amateurs

No último fim de semana, Curitiba recebeu a primeira fase do Roland-Garros Amateurs Series by Peugeot, um grande evento com tenistas de todo o Brasil lutando pelo título e por uma chance de ganhar uma viagem para Paris em 2020. 

 

Muitos dos nossos tenistas paranaenses tiveram desempenho fantástico e conquistaram o troféu. Um deles foi Jean Ferreira, atleta e treinador pela academia O Ninho, em Curitiba, que venceu a 2ª Classe masculina. Por conta dessa façanha, falamos com ele sobre a conquista e outros aspectos que envolvem a vida no tênis, jogando e ensinando.

 

Confira no papo a seguir:

 

FPT: O que te levou a entrar para o tênis e em que momento da vida começou a jogar?

Jean Ferreira: Comecei a jogar em 1995. Meus pais estavam desempregados na época e eu era boleiro na Academia de tênis Ivo Ribeiro. O que eu ganhava ajudava em casa e muito.

 

Como surgiu a ideia de virar treinador e com que ideia iniciou essa carreira?

Com o tempo, vi a oportunidade de ter uma profissão num meio que sempre me interessou, o esporte. Eu acredito que o esporte tem muito a nos ensinar. O tênis é um grande desafio! Como jogar um 40 iguais, um match point a favor, contra. Isso nos ensina a tomar decisões e assim é a vida.

 

Quem foram as principais referências que teve nos primeiros anos envolvidos no esporte?

Como referências, no meu início, tive meu primo Vanderlei Depetriz, ao qual sou muito grato, já que ele me levou para trabalhar com ele. Tive também o Sr. Ivo Ribeiro, que sempre me dava dicas importantes enquanto eu batia 2 a 3 horas de paredão. Depois, quando eu já era melhorzinho, me chamava pra bater bola com ele. E na sequência, sem dúvidas o Guga! 

 

De que forma vê o tênis em relação a outras modalidades? O que o tênis tem e os outros esportes não, culturalmente falando?

O tênis é desafiador! 

 

O que tenta transmitir aos alunos em um primeiro momento e como espera impactar no desenvolvimento deles dentro e fora das quadras?

O jogo de tênis começa antes de entrar em quadra, pois a preparação para as partidas tem muita importância. E quando acaba, é hora de refletir sobre o desempenho. Vários alunos me falam sobre o quanto competir os ensina no dia a dia e tento sempre associar o jogo com a vida.

 

Como avalia a sua participação no Roland-Garros Amateurs by Peugeot? O que se encaixou para que vencesse o título da categoria?

No torneio, apesar de não conseguir treinar, encaixei bem meu jogo e me senti muito confiante nas partidas. Sempre buscando a intensidade que os momentos exigiam. 

 

Qual foi a sensação de estar entre seus alunos no torneio, que trouxe a marca de Roland-Garros pela primeira vez à Curitiba?

Tão importante quanto eu sentir a atmosfera de Roland Garros, foi levar alguns atletas do Ninho ao torneio. Espero que um evento desse porte venha mais vezes pra cá.  

 

Que recado daria a atletas que querem participar de torneios da FPT para dar um salto de qualidade além de competições internas de clubes e academias?

Acompanho tênis há algum tempo já, e posso afirmar que nossa Federação melhorou e muito. As últimas gestões estão buscando fomentar o tênis com bastante empenho. Estamos no caminho certo. Quanto mais pessoas participarem dos torneios, melhor o nível técnico e maior será a evolução.

 

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o apoio da Murano, Head, Governo do Estado do Paraná, Decathlon e Sandever.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404