Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

COLUNA PSICCOM
16 de outubro de 2019 11:02
A subjetividade nos treinos e consequências para o atleta
Paulo Penha debate uma nova forma de percepção a respeito do treino de tenistas

Por Paulo Penha

 

A subjetividade está à nossa volta!! Mas você sabe o que ela é, e onde ela está? 

 

Atualmente, o processo de treino se tornou mecânico, e o tempo corre a uma velocidade acelerada, há necessidades e exigências constantes para que se participe cada vez em mais competições e torneios, e é claro, que se vença todos! Nesse ritmo frenético, não se percebe o como este processo é maçante e árduo, e muitas vezes se esquece que estamos lidando com pessoas (com suas particularidades e sentimentos), e não com máquinas. Quando os resultados não são satisfatórios, não se sabe dizer o porque está ocorrendo isso exatamente e na maioria dos casos, atletas acabam por serem descartados como peças sobressalentes.

 

O mundo esportivo precisa modificar a forma de lidar com suas principais peças, que são os atletas, e aumentar o investimento e cuidados a eles. Pois somente assim se estará garantindo uma base fixa para a conquista de vitórias, para que as conquistas possam se tornar constantes e sólidas por um longo período em parâmetros esportivos. Esta coluna é dedicada às diretorias, comissões técnicas e treinadores de todo o Brasil, para que se possa instigar uma nova percepção relacionada ao treino. 

 

O treinos realizados com o suporte de uma equipe multiprofissional é um dos recursos que facilitam as análises e diferenciações entre os atletas. Todos devem ficar atentos quanto a esta questão, e este é um dos trabalhos da Psicologia do Esporte, que observa, analisa e intervém de forma direta e eficaz no centro das dificuldades subjetivas de um atleta, auxiliando o treinador a encontrar outras ferramentas que atinjam seus objetivos com aquele atleta e/ou equipe.

 

Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição por meio do Whatsapp (41)99108-4243.

 

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o apoio da Murano, Head, Governo do Estado do Paraná, Decathlon e Sandever.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404