Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

TENISTA DA SEMANA
08 de novembro de 2019 10:52
FPT Apresenta: Renê Mastrocola, Beach Tenista da Semana
Campeão de duas categorias no ITF de Caiobá, atleta celebra a satisfação no esporte

Que o Beach Tennis é o esporte que mais cresce no país, você já sabe. Mas talvez ainda faltem depoimentos de que quem realmente está fazendo a modalidade ter enorme sucesso nas praias ao redor do Brasil. Enquanto esperamos com ansiedade o Interclubes de Beach Tennis, em Caiobá, é hora de conhecer melhor uma das figuras que estão em grande fase nas quadras paranaenses.

 

Renê Mastrocola teve grande desempenho no ITF de Caiobá, realizado em outubro, e comemorou seu quarto título nas duplas masculinas. Além disso, conquistou também a categoria de duplas mistas. Conversamos com ele para saber qual é a receita dessa fase competitiva. Confira a seguir esses e outros temas abordados:

 

FPT: Quando entrou para o Beach Tennis e o que esperava encontrar na modalidade?

Renê Mastrocola: Tive um contato com o Beach Tennis pela primeira vez no Interclubes do ano passado, quando fui a trabalho. Lá, me identifiquei com o esporte e disse pra mim mesmo que quando voltasse do recesso do final do ano, iria começar a praticar. Me interessei pelo clima de descontração durante todo o torneio, e durante os jogos e foi o que eu encontrei. Atletas se divertindo, mas sem deixar de lado o clima de competição.

 

E como se sente dedicando-se quase que inteiramente ao Beach Tennis, atualmente?

Essa mudança aconteceu naturalmente. No início do ano eu ainda estava jogando tênis uma vez por semana, mas o Beach Tennis foi tomando o tempo que eu tinha livre. Quando me dei conta, estava jogando quatro vezes na semana e no tempo que não estava jogando, estava vendo videos, procurando informações táticas e técnicas do esporte. Hoje, dedico uma boa parte da minha semana ao esporte. E tem sido muito benéfico, tanto para a parte física quanto para parte social.

 

Ainda pratica outros esportes? Quais? 

Hoje em dia, estou somente no Beach Tennis, mas tenho feito prática esporádica de alguns esportes, como o futebol americano, basquete, poker. No entanto, quando não tem torneio, eu nem treino!

 

Alguém mais da família pratica o Beach Tennis?

Meu pai sempre jogou tênis comigo, estou tentando trazer ele pro Beach Tennis também… ele está um pouco resistente mas devido a algumas situações de saúde. A previsão é que no início do ano ele esteja liberado e já comece as aulas.

 

Como vê a ocasião dos títulos no ITF de Caiobá? De que maneira se preparou e como se sentiu após a conquista? Era seu primeiro título? Relembre outros.

Acredito que veio em um ótimo momento, fruto de um trabalho que vem sendo construído com meu treinador Gabriel Farah, que também auxilia nessa preparação pré-torneio. Eu tenho um foco maior na parte tática do jogo, gosto de fazer essa análise dos adversários também, creio que isso possa ter ajudado nos resultados. Ser campeão é um momento de euforia, em qualquer esporte. E não foi diferente ali, após a final da Mista que saímos vencedores. Eu já estava exausto, vinha de quatro horas seguidas de jogos, mas a vitória deu um ânimo a mais e foi um fator decisivo para entrar para a final Masculina com mais gás. Esse foi meu quarto título na Masculina e o terceiro título na Mista. 

 

O que o Beach Tennis mais agregou na sua vida pessoal desde que começou a praticar?

Sem dúvida nenhuma, o que ele mais agrega é na relação interpessoal. O Beach Tennis me trouxe amigos e muitos momentos divertidos. Cada treino, cada torneio, cada viagem, conhecemos e fazemos amigos novos e momentos inesquecíveis. 

 

Qual é a expectativa para o Interclubes de Beach Tennis, ao fim do mês? Que objetivos traçou para a competição?

A expectativa para esse torneio é grande. Foi nele que me aproximei do esporte, então ele tem um significado especial pra mim. Iremos para competir e buscar o título para a academia mas com o mesmo clima de amizade e descontração de sempre, aproveitando a praia de Caiobá que será palco desse evento que vai ter mais de 400 atletas.

 

Por que recomendaria torneios da FPT para outros beach tenistas que planejam disputar muito mais do que eventos internos de clubes e academias?

A estrutura e organização dos eventos da FPT são um diferencial. Sem contar que, através dos eventos promovidos por ela, existe a possibilidade de conseguir uma vaga para a Copa das Federações, que reúne os melhores atletas de cada estado em busca do título nacional.

 

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o apoio da Murano, Head, Governo do Estado do Paraná, Decathlon e Sandever.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404