Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

CONGRESSO
18 de novembro de 2019 13:24
Congresso Brasileiro de Tênis se encerra em grande estilo
Apresentações em alto nível e interação entre treinadores marcou mais uma edição do evento

Durante o feriado de Proclamação da República, o Clube Curitibano recebeu mais uma edição do Congresso Brasileiro de Tênis. Entre os dias 15 e 17 de novembro, aproximadamente 180 treinadores prestigiaram as apresentações de oito especialistas do tênis brasileiro. 

Com as presenças de Jaime Oncins, Michel Milistetd, Ludgero Braga Neto, Hugo Daibert, Enrique Perez, Luiz Peniza, Mauricio de Matos e Caio Cortela, o Congresso transcorreu de forma muito informal, uma característica muito importante quando falamos do processo de aprendizagem profissional de treinadores.

A programação do evento foi estruturada visando possibilitar a interação frequente entre participantes e palestrantes, o que ocorreu com grande sucesso, em virtude da abertura dos experts presentes de compartilhar as experiências com o grupo.

Os intervalos também contribuíram para a construção deste ambiente informal de aprendizagem.  Entre uma apresentação e outra, a apresentação de trabalhos e as pausas para o café e almoço foram cruciais, pois proporcionaram grande interação profissional e social entre os presentes. 
 

“O evento foi uma oportunidade interessante de trocar informações com todos os treinadores presentes. Para nós, que estamos no circuito há mais tempo, vemos com bons olhos esse conteúdo passado pelos palestrantes. Todos interagiram bastante, nas horas de almoço e coffee break, falamos sobre tênis, e as coisas que vem acontecendo, o que poderia ser feito para mudar ou acrescentar. A minha ideia enquanto palestrante era trabalhar o que me foi pedido, dentro do contexto de situações de jogo, momentos nos quais o jogador precisa ser mais agressivo, subir à rede, treinar passada, voleio. Era mais uma ideia de transmitir o que costumo fazer. No tênis, não existe magia, não existe invenção, nada disso. Existe é a adaptação do jogador a determinadas situações, conforme seu estilo”, acrescentou Jaime Oncins a respeito do Congresso.

 

“A organização foi muito boa, não só porque já estou em casa e já conheço a situação, mas a estrutura que a Federação está acostumada a organizar tudo desta forma. No ano passado tivemos um Congresso da ITF, que foi um sucesso, e agora vemos como tudo fica mais fácil quando temos uma estrutura como a do Clube Curitibano, que disponibilizou quadras cobertas e o teatro, recebeu grande número de treinadores, nesse sentido foi muito legal. É uma iniciativa muito boa, tomara que outras Federações sigam o exemplo”, disse Enrique Perez, outro dos grandes nomes que se apresentaram no evento.

 

“Em primeiro lugar, parabenizamos a FPT pelo Congresso. É o terceiro no qual a equipe da Hebraica está presente. Estamos aqui porque vemos a qualidade da Federação na organização, no empenho para fazer este evento. A recepção que tivemos aqui não tem palavras. Foi maravilhoso, muito bom. Nesta vez, viemos com sete profissionais, e sempre estamos mantendo o contato com o Caio, com outras entidades. Adoramos o Congresso. O nível foi excelente, padrão altíssimo, e que vem crescendo cada vez mais, sem dúvida”, avaliou Fernando Cabreira, da Hebraica.

 

“A Federação se sente muito contente em receber e finalizar o III Congresso Brasileiro, que podemos dizer que foi um sucesso, pelo grande número de participantes. Não tanto em números, mas na qualidade dos que estiveram presentes, seja palestrando ou escutando, trocando muitas experiências durante o Coffee Break. São pessoas com muito potencial crítico, que entendem e avaliam muito bem o que lhes é passado, aperfeiçoando suas práticas e sabendo o que fazer e o que não fazer, melhorando a tomada de decisão. Ficamos muito satisfeitos com as pessoas que estiveram aqui. As apresentações foram excelentes, dentro dos temas, que foram relacionados e coerentes com as direções escolhidas pelos palestrantes. Então, tudo pertenceu ao mesmo contexto. De nós da Federação, fica o agradecimento à organização, ao Caio, que trabalhou duro para fazer o evento ser o melhor possível e se empenha muito no Departamento de Capacitação, ao time da FPT que colaborou antes e durante esses dias. Esperamos que esse Congresso plante uma semente, e que essa semente no futuro possa germinar em curto, médio e longo prazo, dando muitos frutos ao tênis paranaense”, comentou Silvio Pinheiro de Souza, presidente da FPT.

 

Amanhã, o Departamento de Capacitação compartilhará os PDFs com as apresentações e os formulários de avaliação do Congresso, para que possamos melhorar cada vez mais o evento em suas próximas edições.

 

Clique aqui para conferir o álbum de fotos oficial do Congresso: https://www.facebook.com/pg/fptenis/photos/?tab=album&album_id=3437672689593253

 

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o apoio da Murano, Head, Governo do Estado do Paraná, Decathlon e Sandever.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404