Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

TENISTA DA SEMANA
22 de novembro de 2019 12:32
FPT Apresenta: Odete Matzenbacher, Tenista da Semana
Top 10 do mundo na categoria +40, tenista também vive grande fase dentro do Paraná

Odete Matzenbacher se encontrou no tênis, de maneira definitiva, anos depois de exercer o ofício de professora de Educação Física. Aos 21 anos, ela resolveu praticar mais uma modalidade, entre tantos outros esportes que praticava desde a infância, como atletismo, futebol e handebol.

 

Assim como outros tenistas, foi atraída de maneira irreversível para as quadras e hoje cultiva um estilo de vida ligado ao tênis. Odete não é só mais uma atleta casual: top 10 do mundo na categoria +40 e primeira do ranking nacional CBT pela 2FB, vive seus melhores dias. Por este motivo, a escolhemos como Tenista da Semana. Confira a história dela a seguir:

 

Quando decidiu entrar para o tênis e o que esperava encontrar no esporte?

Odete Matzenbacher: Decidi entrar para o mundo do tênis aos 21 anos ao assistir Steffi Graf. Buscava encontrar a adrenalina das competições que este esporte proporciona, vindo de outros esportes na infância e adolescência, como atletismo, futebol, handebol, aprendi a gostar deste ambiente de competições e novas amizades.

 

Como sentiu sua vida mudar depois que passou a praticar o tênis?

Alterou a minha rotina de forma impactante, a partir do momento que me tornei professora de educação física e escolhi o tênis como treinadora, conheci muitos alunos e professores/treinadores que hoje são para mim referências de caráter e valores a serem seguidos. Mas principalmente ao conhecer o amor da minha vida com quem me casei e sou imensamente feliz. Ele é hoje o meu maior incentivador nos circuitos de tênis, estadual, nacional e internacional, que tenho disputado com bastante sucesso nas categorias que disputo.

 

De que maneira se prepara para torneios? Você está entre as dez melhores do mundo na categoria +40 da ITF, como lutou para alcançar esse nível?

Tenho o handicap de ter sido professora de Educação Física com especialização em tênis, e meu passado como desportista desde a infância, acrescentando que treino com Eduardo Figueiredo em sua academia, localizada na Ecotênis, que aprimora minha técnica e me passa muitas estratégias de jogo. Treino ainda no Círculo Militar do Paraná, onde sou sócia, com diversos parceiros de tênis.

 

No Brasil, já é a primeira na classe 2FB no Ranking da CBT, qual é a importância desse feito e que recado daria a quem tem esse plano no futuro? O que é preciso fazer para chegar tão longe?

A importância é a conquista pessoal de meus objetivos no esporte, o que imprime força para enfrentar todos os desafios que a vida nos impõe. Resultado de muita disciplina, esforço e horas de treino nesta jornada, consegui atingir diversas vitórias nas categorias que disputo. A minha fórmula é nunca desistir, mesmo estando em uma situação difícil no jogo..buscar um game de 40/0, nem se estiver pendendo um set de 5/0 sempre é possível vencer, precisamos apenas acreditar e lutar. Isto tudo nos motiva, fora das quadras, a lutar e acreditar sempre na vida!

 

Como se sentiu ao vencer sua categoria no Roland-Garros Amateurs Series, em sua primeira edição realizada em Curitiba? Quais são as lembranças do título?

Fiquei muito gratificada por ter vencido um torneio tão glamuroso e com tão nível técnico elevado de todos que participam das etapas do Roland-Garros Amateurs. As lembranças que mais me marcaram foi perceber que muitos, amigos, parceiros de tênis, torcendo e vibrando por minhas vitórias, nesta cidade que moro e que tanto amo.

 

Quais são os tenistas que te inspiram diariamente? E como eles impactam no seu jogo?

Rafael Nadal e Serena Williams me transmitem a vibração em quadra durante os jogos e competições que disputo.

 

De que maneira recomendaria os torneios FPT a outros atletas que, no momento, ainda disputam apenas eventos internos de clubes e academias? O que podem acrescentar ao jogo se disputarem etapas do circuito paranaense?

O tênis nos proporciona uma interação social bastante rica e relacionamentos de amizade com diversos meios profissionais que praticam este nobre esporte nos diversos ambientes dos clubes federados. As competições da FPT são muito importantes para aqueles que desejam evoluir no tênis, foi o meu espelho e preparo durante muitos anos, para atingir o nível técnico necessário a participar de competições nacionais e internacionais. Não há como evoluir e atingir qualidade técnica neste esporte sem participar de jogos de maior competitividade, onde podemos observar jogadores de melhor desempenho que o nosso e tê-los como exemplo a atingir.

 

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o apoio da Murano, Head, Governo do Estado do Paraná, Decathlon e Sandever.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404