Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

COLUNA PSICCOM
11 de dezembro de 2019 12:37
Coluna Psiccom: Treinar em circunstâncias extremas
Nova coluna de Paulo Penha traz reflexão sobre treinamentos especiais para atletas

Por Paulo Penha, @psicologodoesporte.paulopenha

Há algum tempo atrás, me foi pedido para dar uma entrevista para um programa esportivo de um canal local sobre o que motiva os atletas a competirem em esportes de altas periculosidades. Era algo que, até então, nunca havia parado para pensar, e o que me fez refletir profundamente sobre o assunto.

Mas o que faz um atleta se expor a situações tão extremas e encarar desafios tão perigosos como, por exemplo, a Badwater Ultramarathon? Esta é uma competição que ocorre em três fases, uma na montanha, outra no deserto e a última no gelo. Efeitos do calor, da fadiga da corrida, e do frio extremo geram implicações físicas e emocionais, que caso o atleta não tenha uma boa estrutura, poderão abalá-lo profundamente.

Esse tipo de esporte faz com que o atleta vivencie sensações e emoções extremas sob condições de risco calculado. Para isso, deve potencializar suas habilidades para desafios máximos. Uma forma de treinamento e preparo, tanto físico como psicológico, é no desenvolvimento de atividades em ambientes controlados e simulações comportamentais, podendo dessa forma se preparar e prever com antecedências situações que podem surgir durante as provas, e com isso antecipar positivamente suas reações. 

Como havia dito em uma coluna anterior, o corpo executa diversas regulagens, e manutenções da temperatura corporal de maneira segura e constante, para que haja um equilíbrio térmico corporal e para que a termorregulação ocorra da forma mais rápida e eficiente possível. Pois alguns dos efeitos que o calor pode ocasionar no corpo dos atletas sob as circunstâncias descritas acima, são cãibras, exaustão, e até mesmo falhas nos mecanismos termorreguladores do corpo, fazendo com que a temperatura aumente exponencialmente ou diminua drasticamente. Quanto à liberação de hormônios, o mais conhecido popularmente é a adrenalina, que para o atleta acaba se tornando um dos mecanismos de recompensa, que traz a sensação de prazer, missão cumprida, sendo também um reforço para a próxima vez. 

Mas para que tudo funcione da melhor maneira possível, é necessário uma grande dedicação e objetivação do ponto a ser conquistado. Buscando-se sempre a superação, a conquista, a vitória, ultrapassar marcas, conseguir recordes, obter reconhecimento de familiares, amigos, da mídia e até mesmo a conquista financeira, para que com esse conjunto se consiga alcançar o que nenhum ou poucos atletas já conseguiram. Todo competidor para ser motivado, precisa ser reforçado, a vitória é um reforço. E mesmo nas situações mais adversas, o atleta se lembrará dessa sensação e caminhará rumo à vitória. 

Estes são alguns dos pontos que auxiliam e motivam um atleta a se expor não apenas em situações tão extremas e perigosas como as supracitadas, mas também no seu esporte no dia-a-dia de treino e competições, elenque os propósitos de seus esforços que com dedicação e disciplina será com certeza recompensado.

Obrigado e até a próxima!!! 

Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição por meio do Whatsapp (41)99108-4243.

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o apoio da Murano, Head, Governo do Estado do Paraná, Decathlon e Sandever.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404