Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

RETROSPECTIVA
19 de dezembro de 2019 13:33
Confira a retrospectiva do tênis de classes em 2019
Principais novidades e eventos da modalidade foram reunidos no resumo do ano

Para finalizar a nossa retrospectiva de 2019, não poderia faltar o tênis de classes. Veja, a seguir, algumas das principais novidades e os destaques deste ano, que como de praxe, foi repleto de grandes torneios e emoções dentro de quadra.

 

No segundo semestre, a Federação liberou a participação em torneios FPT 250 para todos os jogadores, sem limite de eventos. O formato antigo permitia que jogadores que não pagassem a taxa anual poderiam jogar apenas um torneio do ano. No novo regulamento, os FPT 250 são liberados. Dessa forma, a regra de um torneio único no ano é aplicada aos torneios 500, 1000 e Grand Slam.

 

Também foi criada a ferramenta de limite de inscrição por eventos, visando assim limitar um número máximo de jogadores em cada torneio, de acordo com o número de quadras disponíveis, o que causa um impacto positivo de reduzir os atrasos na programação. No Finals, realizado no último final de semana, por exemplo, houve jogos iniciados antes do horário programado, o que consolida a medida como uma boa novidade.

 

Os troféus entregues a cada torneio passaram a ser produzidos com artes semanais. Essa mudança significa o mesmo modelo de troféu não se repete em torneios por semanas consecutivas.

 

É preciso se destacar também que o calendário de 2019 foi planejado para o ano todo. Até 2018, as datas eram elaboradas semestralmente. Isso possibilitou aos jogadores uma antecipação maior para a programação e participação nos seus eventos favoritos.

 

E o Interclubes de Classes? Neste ano, o torneio bateu novo recorde de inscritos, utilizando 44 quadras de 10 sedes em Maringá. O evento contou com a premiação aos melhores de 2018, com agasalhos entregues aos jogadores pelo comentarista do Sportv, Domingos Venâncio, que esteve presente no Interclubes e se encantou com o que viu.

 

Outro foco de melhora na experiência geral foi o quadro Tenista da Semana, que em 2019 foi uma constante, destacando tenistas que tiveram bom desempenho em torneios estaduais.

 

Por fim, cabe citar que foram realizados três cursos de arbitragem nesta temporada: um em Foz do Iguaçu, um em Curitiba e outro em Londrina, além do Congresso Brasileiro de Tênis e do inovador projeto Next-Gen Coaches, do nosso setor de Capacitação. A iniciativa, que emula a idéia do Next-Gen Finals, agrega um contexto de atualização e preparação de futuros treinadores, sob o comando de Caio Cortela, vice-presidente da FPT e Diretor do Departamento de Capacitação. Vários encontros foram realizados entre os treinadores do projeto, com eventuais convidados e discussão de dinâmicas de quadra, visando a evolução daqueles que são os responsáveis pelo desenvolvimento de futuros tenistas.

 

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o apoio da Murano, Head, Governo do Estado do Paraná, Decathlon e Sandever.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404