Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

Auxílio
07 de abril de 2020 15:27
Abertas inscrições para o programa Geração Olímpica
Atletas e técnico têm até às 18h ddo dia 17/04 para realizar a inscrição

Criado pelo Governo do Estado em 2011, o programa Geração Olímpica é considerado o maior programa de incentivo ao esporte do país, por meio da bolsa-atleta, em nível estadual, e tem como objetivo identificar e promover o desenvolvimento de talentos esportivos no Paraná. O patrocínio exclusivo é da Companhia Paranaense de Energia, a Copel, que nesta edição vai aportar R$ 4,75 milhões. A empresa é parceira do projeto desde o início e também uma das responsáveis pelo desenvolvimento do esporte paranaense.

Segundo a coordenadora do programa Geração Olímpica, Denise Golfieri, a execução deste ano tem sido um grande desafio para a equipe administrativa. “Seguindo as orientações do Governo do Estado sobre o combate ao Covid-19 e a necessidade do trabalho em home office, optamos por fazer um processo totalmente online para que a edição pudesse acontecer. Contamos com o apoio irrestrito da Superintendência do Esporte, que entendeu a possibilidade e a importância de manter o programa mesmo com o adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e da parceria com a Copel, que garantiu o repasse de recursos. O desafio é grande, mas estamos confiantes no sucesso desta edição.”

Nesta edição, serão distribuídas 1.215 bolsas para atletas e técnicos divididas em seis categorias: 

-Formador Escolar: para crianças nascidos entre 1º de janeiro de 2003 e 31 de dezembro de 2009;

-Técnico Formador Escolar: para professores/técnicos que treinem atletas ou equipes que participem dos Jogos Escolares do Paraná;

-Estadual EAD: para atletas nascidos entre 1º de janeiro de 1999 e 31 de dezembro de 2009;

-Técnico EAD: para técnicos que treinem atletas ou equipes em uma das modalidades olímpicas ou paralímpicas oficiais no Estado do Paraná;

-Nacional: para atletas sem limite de idade e com resultados expressivos em competições oficiais, seja no âmbito nacional ou internacional;

-Olimpo: para atletas sem limite de idade e que possuem resultados expressivos em competições internacionais que possam os credenciar a participação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2021.


Inscrições 

A principal mudança este ano é que, em virtude do distanciamento social, todo o processo de inscrição será online. De acordo com o anexo IV do regulamento geral, que apresenta as “Normas e Procedimentos de Inscrição”, o processo será dividido em três fases. 

A primeira fase, que se inicia nesta terça-feira (07.04), será onde os atletas e técnicos se candidatam para uma das categorias disponíveis. Nessa etapa, será aceita apenas uma inscrição por candidato e não será possível nenhuma alteração depois de finalizar o processo. Por isso, a recomendação é para que os candidatos leiam com atenção as informações cadastradas antes de continuar o processo. 

Na segunda fase, será publicada no site da Superintendência do Esporte, com data a ser divulgada, a relação de candidatos que estão aptos e habilitados para o processo de escolha. As Entidades de Administração do Desporto (EAD) e a Comissão Estadual de Avaliação do programa Geração Olímpica irão selecionar os bolsistas utilizando critérios do regulamento geral. 

Na terceira e última fase, com data a ser definida, será divulgada uma lista com os atletas e técnicos aptos para enviar a documentação solicitada e ter a sua seleção confirmada no programa Geração Olímpica. Pensando em todo esse processo, a equipe do programa, que vem realizando teletrabalho, estará disponível pelo email geracaoolimpica@esporte.pr.gov.br e redes sociais oficiais, para responder todas as dúvidas que surgirem. 

 

Programa Geração Olímpica 

Em busca de ampliar as oportunidades para os atletas e técnicos no Paraná, o Programa Geração Olímpica, em nove anos de execução, já atendeu quase sete mil atletas e técnicos, com foco no fomento e desenvolvimento das modalidades presentes nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. 

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o patrocínio da Decathlon, Artengo e Sandever e o apoio da Murano e do Governo do Estado do Paraná.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404