Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

Filiados
16 de abril de 2020 14:38
Clubes e Academias do Paraná: CITI Tênis
Como a paixão pelo esporte se materializou em um local para prática

Na FPTinMagazine de junho de 2019 contamos a história bem-sucedida do tênis em Foz do Iguaçu, como a união entres os clubes e academias potencializou o esporte na cidade e foi benéfica para todos. No momento atual que vivemos vale a leitura (clique aqui).

Da reportagem feita durante o 2º Grand Slam Dinamica Internacional, separamos alguns trechos para contar um pouco a história do CITI Tênis, uma academia que se destaque atualmente por manter a tradição, tradição de existir devido ao amor ao esporte, com a parte financeira servindo para a manutenção e desenvolvimento do local, não visando lucro.

Um dos fundadores, Garibaldi Ludwig, o Gariba, nos fornece um histórico de como a academia, que se assemelha muito ao funcionamento de um clube, foi criada. “A história se resume ao seguinte. Comecei a jogar tênis por causa do meu filho, há 24, 25 anos. O Robson Perini (outro fundador) já jogava tênis, era louco pelo esporte. Daí, acompanhando meu filho e outros meninos da cidade, fomos com eles a várias cidades para o Circuito Sul-Brasileiro, como Curitiba, Caxias, Porto Alegre, Londrina, Maringá. Víamos aqueles clubes maravilhosos e aquelas quadras bonitas de saibro. Em Foz, não tínhamos quadras de saibro assim. ”

Gariba e Robson se perguntavam então, quando algo do gênero iria existir na cidade, foi aí que resolveram deixar de esperar e tomar uma atitude para resolver a questão. “Papo vai, papo vem, resolvemos nos reunir para o pontapé. E não foi fácil reunir recursos e energia para isso. ”

É o que Gariba detalha no longo processo de crescimento do CITI. “Estávamos descontentes com os clubes, porque só tinha piscina, quadra de futebol, o tênis não era prioridade, era segundo plano. Vimos a possibilidade e juntamos o Robson, o Valter Moura Jorge, o Tadeu Almeida, o Sérgio Voigt, o Vanoli Dal Pont, o Oreste Bachereti e os números subiam. Oito, nove, dez, fechamos 18 pessoas. Os clubes não investem, então vamos criar uma empresa e fazer um depósito mensal que não atrapalhe o quadro social ou familiar. Na época, entramos com 500 reais. Quando nós chegarmos a um montante de 7 mil, ao fim de dois anos, fomos atrás de um terreno. ”

E foi assim contando com o trabalho em equipe e a participação de várias pessoas que foram levantados os muros, construídas as quadras, infraestrutura até o CITI Tênis chegar na sua composição ao que é hoje. São 8 quadras de tênis, sala de arbitragem, vestiários e restaurantes. Uma ótima estrutura, que com frequência recebe torneios da Federação Paranaense de Tênis.

Hoje o CITI fica localizado na Rua Cabo Efigênio Aparecido Viana, e oferece aulas de tênis e locação de quadras para os sócios que pagam mensalidades. O telefone para contato é o 3526-3472.

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o patrocínio da Decathlon, Artengo e Sandever e o apoio da Murano e do Governo do Estado do Paraná.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404