Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

Filiados
23 de abril de 2020 15:09
Clubes e Academias do Paraná: DM Tênis
Conheça a rica história da academia DM e do Instituto Ícaro

No quadro clubes e academias do Paraná fomos conversar com Eduardo Marcolin, proprietário da academia DM Tênis e fundador do Instituto Ícaro. No ano passado a DM fez história ao conseguir vencer o Interclubes Paranaense de Tênis Infantojuvenil, mudando o vencedor do torneio após 10 anos, e é resultado de um longo trabalho de crescimento que começou em 1994.

Duda, como Eduardo Marcolin é mais conhecido, foi treinador de tênis no Santa Monica Clube de Campo e no Clube Curitibano e em 1994 teve a iniciativa de partir para a iniciativa de ter um local próprio. Assim surgiu a DM Tênis. “Desde a fundação até hoje estamos sempre buscando ampliar, focando na formação de professores internamente. Temos um processo nosso, uma metodologia específica da maneira que funcionamos. Possuímos a escolinha de tênis, a pré-equipe de competição, a equipe de competição juvenil, a equipe de competição profissional, além do tênis social. Fazemos a condução do início até o final, auxiliando inclusive a encaminhar alguns jogadores para universidades nos Estados Unidos ”, comentou Duda sobre o crescimento da academia.

Mesmo com os resultados do trabalho feito na parte competitiva do infantojuvenil dando resultado, a DM têm também um trabalho com o tênis social, seja para adultos ou para adolescentes, que treinam com metodologia similar a aplicada no tênis de rendimento. A metodologia só não é a mesma, pois precisa ser adaptada de acordo com a realidade e o nível de interesse de cada jogador, mas a base técnica, tática e competitiva é bem semelhante: “Temos hoje um grupo de cerca de 100 adolescentes que gostam do esporte, mas não quererem se dedicar a nível de alto rendimento, então eles assim como os adultos recebem o atendimento de aulas e participam de torneios internos”, exemplificou Eduardo Marcolin.

Hoje a DM Tênis possui 3 sedes em Curitiba, a unidade Barigui, localizada próximo ao Parque Barigui no Ecoville, a unidade Cristo Rei, que está dentro do Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes e a unidade Santa Felicidade. São no total 17 quadras, mais algumas quadras menores para o trabalho de formação e 31 professores envolvidos nas diversas etapas de ensino da academia que é franqueada da Escola Guga e equipe Guga de Competição.

A relação com Gustavo Kuerten, de certa forma remete ao surgimento do Instituto Ícaro, instituição que trabalha com projeto social: “ Em 2000 o Guga utilizou as quadras da DM para um projeto visando massificar o tênis no Brasil, quando o projeto acabou, eu prossegui com a ação social por mais cerca de um ano, um ano e meio. Segui com a ação por minha conta, sem uma estrutura mais formal até 2003, quando em uma reunião com familiares e amigos decidimos institucionalizar a ação e surgiu a Associação Ícaro Marcolin”, contou Duda.

Hoje o Instituto atende 100 crianças dentro de sua sede em Santa Felicidade e ainda possui uma equipe com outras 30 crianças, todas no alto-rendimento. No entrono da sede quatro professores da academia trabalham em escolas municipais com o tênis escolar, que funciona como uma espécie de busca por talentos. As crianças das escolas que demonstram mais aptidão e interesse pelo tênis são encaminhadas para a sede do Instituto Ícaro, sendo encaminhadas por um processo de formação no esporte mais qualificada. Além disso, em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná o projeto atende ainda mais 200 crianças de Jacarezinho e Bandeirantes no interior do estado.

Quem quiser entrar em contato para saber mais pode acessar o site: https://dmtenis.com.br/ ou procurar a academia no instagram e facebook. Além dos professores a estrutura das academias contam com um trabalho de base com fisioterapia, massoterapia, preparação física com especialista na área, bar, loja e convivência social.

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o patrocínio da Decathlon, Artengo e Sandever e o apoio da Murano e do Governo do Estado do Paraná.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404