Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

Filiados
27 de abril de 2020 14:05
Clubes e Academias do Paraná: Santa Mônica Clube de Campo
Conheça a história de uma dos maiores clubes da América latina

Na matéria de hoje sobre clube e academias filiados à Federação Paranaense de Tênis falamos sobre o Santa Mônica Clube de Campo.

Em 23 de agosto de 1961 numa viagem de Curitiba a São Paulo, na BR-2 (hoje BR-116) ainda em construção, o senhor Walter Cardoso dos Santos expos a Joffre Cabral e Silva sua vontade de criar um clube.

Sobre a viagem recorda Walter Cardoso: “Eu planejei conversar com ele na viagem. Então, contei para Joffre que eu tinha um projeto para construir um clube de campo em Curitiba, e perguntei você topa? As ideias começaram a fervilhar, sempre com o apoio direto de Joffre e de Hélio Setti que já sonhavam com tal empreendimento para presentear a capital paranaense. Na semana de 23 a 28 de agosto nascia o Santa Mônica.

O Santa Mônica Clube de Campo oficialmente foi fundado em assembleia no dia 15 de novembro de 1961, nas salas situadas na Rua Marechal Floriano, 96 –  conjunto 74, em Curitiba, onde funcionou o escritório administrativo. Quase sexagenário, hoje o Santa Mônica é uma superestrutura de 72 alqueires que oferece aos seus associados diversas atividades esportivas, culturais e de lazer.  É uma das referências clubísticas do País, com enorme representatividade na sociedade paranaense e por muitos anos detentor do título de maior clube da américa latina em espaço físico.

O Tênis Moniquense surgiu na década 70, com a inauguração de nove quadras, quantidade ampliada no ano de 1985 com outras nove. O parque tenístico aberto ficou completo em 2000, com a construção da quadra nº 19. Em 24 de novembro de 2011, foram inauguradas mais quatro quadras cobertas e desde novembro de 2018, os associados usufruem também de duas quadras para a prática do Beach Tennis, esporte que também vem crescendo no Clube e ganhando mais adeptos a cada dia. 

O Parque Tenístico do Santa Mônica é um dos maiores do Brasil, contando com 23 quadras de Tênis sendo: 19 abertas (duas quadras rápidas) e 4 cobertas; além de 4 paredões e 2 quadras de Beach Tennis. O Clube atualmente conta com aproximadamente 800 tenistas cadastrados, que participam dos eventos internos e externos. Além disso, promove eventos internos para os associados, tais como: Torneios, Participação em Interclubes e Aulas de Tênis. 

As quadras já foram palco de grandes eventos, pelas quais passaram nomes importantes da história do esporte nacional dentre elas se destacam:

- ITF: Futures

- CBT: Brasileiros Infantojuvenil; Interfederações, Sênior´s 

- FPT: Torneios de Classes, Categorias, Duplas e Interclubes Senior´s

Além disso, o Santa Mônica sedia, organiza e participa de eventos beneficentes, arrecadando fundos para auxílio de entidades, como Copa Amigos do Tênis, em prol do Hospital Pequeno Príncipe. O Clube também é incentivador do esporte para cadeirantes sendo o parceiro da Universidade do Esporte na criação da modalidade de Tênis Duplas Mistas, entre cadeirantes e andantes.

Para maiores informações o site do clube pode ser acessado através da página https://www.santamonica.rec.br/ telefone é 3675-4200. Para informações específicas sobre o tênis o site https://www.santamonica.rec.br/esportes/tenis/ pode ser acessado ou o telefone de contato 3675-4283

FONTE: Assessoria de Imprensa do clube

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o patrocínio da Decathlon, Artengo e Sandever e o apoio da Murano e do Governo do Estado do Paraná.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404