Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

Coluna
12 de maio de 2020 10:05
@psicologodoesporte.paulopenha
Coluna: Psicologia do Esporte
Aspectos cognitivos e comportamentais que facilitam ser um campeão

A grande dificuldade para os atletas no ambiente esportivo é conseguir identificar e seguir os pontos essenciais que fundamentam um caminho mais seguro para não apenas ser um campeão, mas conseguir se manter como campeão. Um atleta deve equilibrar a sua vida com boas práticas, alimentação saudável, vida social e familiar adequadas, treinos e preparação física específicos e personalizados. Mas fazer com que todos esses pontos estejam em harmonia em suas vidas não é uma tarefa fácil.

Trabalho a 16 anos com atletas de alta performance, e durante esse período pude constatar os caminhos e posturas cognitivas e comportamentais necessárias para que o atleta posso atingir a excelência esportiva.

O caminho para se tornar campeão é árduo e sacrificante. Bebidas, entorpecentes, festas, computadores, celulares, redes sociais, preguiça, mentiras, entre outros, são males que afligem grandes atletas em diferentes fases de suas carreias, que acabam por corromper e dispersar todo o potencial existente em cada um. A nossa mente tem caminhos que nos levam a um autoboicote não intencional, pois sabemos que os ingredientes são simples, mas na hora de juntá-los na mesma fórmula, na quantidade necessária, exige muito de cada um, e muitos acabam fraquejando, cedendo e sendo derrotados pelas tentações do nosso dia-a-dia. Mas sim, é possível não apenas visualizar, mas trabalhar com cada atleta os aspectos básicos necessários para que tenha maiores chances de se manter como campeão.

Ao fim, vemos que seguindo os pontos básicos existentes na jornada de um atleta, é possível verificar as fragilidades físicas e emocionais em cada um e trabalhá-las, assim como também verificar a predisposição para que um atleta possa realmente se tornar um campeão. Quando o atleta vê tudo com clareza e aceita os desafios e sacrifícios necessários, ele se torna pronto para percorrer com sucesso o caminho para se tornar um grande campeão.

 

Obrigado e até a próxima!!!

Psicólogo Paulo Penha

 

Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição por meio do Whatsapp (41)99108-4243.