Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

Universitário
12 de maio de 2020 14:33
João Duleba a caminho do tênis universitário
Tenista conta sua história a caminho dos Estados Unidos

São muitas as histórias de tenistas infantojuvenis indo para os Estados Unidos com bolsa para a disputa do tênis universitário. O que para muitos pode significar um caminho profissional, para outros pode ser o começo da carreira no tênis, como vários jogadores da ATP nos mostram, o caso mais famoso de Jonh Isner.

Já contamos vários casos bem sucedidos de tenistas paranaenses indo para os Estados Unidos, e hoje iremos contar um pouco da história de João Duleba, um dos personagens mais marcantes do último título da Copa das Federações em 2016.

Filho de um aficionado e praticante de tênis, Duleba teve seu primeiro contato com o esporte por volta dos três para quarto anos, no clube Nikkei. Porém, foi só aos 10 anos que o esporte realmente o cativou, quando o pai o inscreveu logo de cara para disputar o “Valendo o Título”. Um caminho curioso, uma vez que o torneio é um dos mais fortes do estado e normalmente os iniciantes evitam tal evento. Duleba encarou o desafio, venceu seu primeiro jogo, sendo eliminado na rodada seguinte.

O gostinho da vitória impulsionou o menino a se dedicar mais, a treinar mais e a jogar mais. “Nesse momento a FPT foi muito importante, é ótimo toda semana ter torneio para jogar, participar de vários torneios, enfrentar jogadores de diferentes níveis foi muito importante para mim, ajudou muito na minha maturidade. Enfrentei jogadores que já tiveram ranking ATP, tentava absorver ao máximo nesses jogos”, comentou João.

Tendo participado de praticamente todos os principais torneios da FPT, ele destaca quais eventos mais gostou de ter participado: “Joguei pouco o Interclubes de Maringá, mas tive a oportunidade de ser campeão geral pelo Clube Curitibano, é um torneio fantástico. Enorme. Você enfrente todos os tipos de jogadores, de todas as idades e tem o desafio da torcida. O infanto “Valendo o Título também é muito bom, bem organizado, você enfrenta tenistas do Paraná todo, o campeão ganha a vaga na Copa das Federações, pena que nunca venci o torneio. Mas o melhor de todos para mim é o Interclubes Infantojuvenil, é no inverno, eu adoro jogar nessa estação, tem a questão de representar o clube e a torcida. Jogar com torcida sempre me ajuda, seja contra ou a favor”.

A prova disso é a final da Copa das Federações de 2016, quando ele e Adriell Santos estavam em quadra jogando a final do 14 anos contra São Paulo. O confronto estava nas duplas e chegou a informação de que o vencedor do jogo levaria o título da competição. Os meninos se agigantaram diante da torcida contra e garantiram o último título paranaense no evento.

Mas não foi só em torneio por equipe que João Duleba se destacou. Aos 14 anos ele faturou o título da Londrina Juniors Cup sem perder nenhum set. De saída para os Estados Unidos, ele destacou a importância de todos os eventos da FPT em sua formação e de seus técnicos: Pepe na Nikkei, Pc na Viva, todos os treinadores que teve na DM e no Clube Curitibano e finalmente de Didier Rayon e Caio Brito, já que hoje João defende a DRTT: ”Hoje com 18 anos, acho que chego bem completo tecnicamente, já enfrentei todos os tipos de jogos, vários tenistas com pontos ATP, isso me deu muita maturidade”.

Além da FPT e de seus professores, João faz questão também de agradecer a todos os que o ajudaram nessa jornada até aqui: “Eu gostaria de agradecer a todos que estiveram me acompanhando nessa caminhada: amigos, o programa Talento Olímpico do Governo do Paraná,a Babolat Brasil, a Prefeitura Municipal de Curitiba e especialmente meus pais que sempre me incentivaram”.

Com viagem marcada para agosto, quando irá definitivamente para Oklahoma, defender a Cameron University, Duleba ainda necessita de algum auxílio para viagem. Por isso ele segue vendendo os pares de meias, que quem participa do circuito paranaense já conhece, tem ótima qualidade: “Financiei várias das minhas viagens com os pares de meia, preciso agora vender os últimos 100 para conseguir comprar a passagem e viajar para os Estados Unidos".

Quem tiver interesse pode entrar em contato pelos telefones (41)-99121-2715 ou no (41)-99224-4041, o kit com 3 pares fica no valor de R$ 34,90.

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o patrocínio da Decathlon, Artengo e Sandever e o apoio da Murano e do Governo do Estado do Paraná.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404