Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

Destaque
13 de maio de 2020 15:58
Tenista da semana: André Scarante
Em 2019, jogador superou problemas físicos para vencer o Roland-Garros Amateur Series

No tênis lesões acabam sendo algo que de vez em quando aparecem para incomodar alguns jogadores. Desde grandes jogadores, como Gustavo Kuerten, até praticantes amadores, tal problema acaba ocorrendo e, eventualmente acabando com a carreira ou com a prática por lazer.

Nosso tenista da semana superou seu próprio corpo para vencer um dos torneios de classes mais importantes que aconteceram em 2019 nas quadras paranaenses, o Roland-Garros Amateur Series by Peugeot. André Scarante superou dores no quadril e na lombar e uma sequência de 5 jogos em 4 dias para se sagrar campeão da 4ª classe acima de 34 anos no evento. Conversamos com ele:

FPT: Qual sua relação com o tênis?

André: Treinei no Clube Curitibano quando garoto, acho que dos 13 aos 15 anos. Parei completamente mas continuei fã do esporte, acompanhando todos os torneios pela TV. Após uma crise de stress, voltei a treinar, estava com 32 anos. Foi aí também que comecei a participar dos torneios da FPT, na 5 classe.

O que mais te atrai na modalidade?

Vários aspectos. Primeiro sempre preferi os esportes individuais. Também sou muito competitivo, além disso, o tênis exige muito do preparo físico e da parte mental, isso me atrai bastante no esporte

Falando em parte física, você já sofreu com lesão?

Sim. Desde de 2017 mais ou menos, eu comecei a sofrer com dores na lombar e no quadril. Jogava um dia e ficava uma semana tomando remédio e sentindo dor, por causa disso acabei desistido de torneios da FPT, pois era impossível jogar 2 dias seguidos.

Como foi a recuperação?

Ano passado conheci a clínica da Dra. Célia Sandrini, ela é fisioterapeuta e inclusive joga tênis. Foi na Clínica Avanttos que conseguiram tratar minhas antigas lesões e me orientar para alguns exercícios fisioterápicos que me ajudaram a resolver o problema. Alguns deles sigo fazendo em casa.

Tem conseguido jogar normalmente após a recuperação?

Tenho sim, mas continuo com a fisioterapia preventiva. Quero voltar aos torneios da FPT para reencontrar os velhos amigos.

Algum título você considerou mais importante ou mais difícil?

O primeiro título na FPT foi bem importante para mim, foi ele que me deu motivação para continuar e o do Roland-Garros Amateur Series by Peugeot ano passado, pela superação física durante o evento e também por toda essa parte da recuperação dessa lesão crônica que eu tinha.

Como foi o título do Roland Garros Amateur Series by Peugeot?

Eu fiquei sabendo do evento quase na mesma época que encontrei a clínica Avanttos, me inscrevi sem pretensões, pois não sabia se iria aguentar 2 jogos em dias seguidos. O tempo foi passando, fui melhorando, mas quando saiu as chaves, vi que seria ainda mais complicado, para chegar ao título seriam 5 jogos em 4 dias. Jogar quartas e semi no mesmo dia era praticamente impossível pra mim.

O começo do torneio foi promissor, foi dando tudo certo, ganhei bem na primeira rodada e nas oitavas. Então chegou o temido sábado, ganhei pela manhã no super tie-break depois de 3 horas, poucos depois estava jogando a semi e foi outra batalha decidida também no último set, cheguei a chorar no final do jogo, mas ganhei. A final então não foi diferente, ganhei o primeiro set de 6/2, aí perdi o segundo set por 6/4 e de novo estava jogando um super tie-break. No set decisivo ganhei de 10/6 e conquistei o título mais inesperado da minha vida.

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o patrocínio da Decathlon, Artengo e Sandever e o apoio da Murano e do Governo do Estado do Paraná.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404