Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

Filiados
15 de maio de 2020 16:23
Clubes e Academias do Paraná: Graciosa Country Club
Clube foi palco do título de Guga em 1997, pouco antes do tenista fazer história na França

Hoje no quadro clubes e academias do Paraná iremos falar do Graciosa Country Club, um clube cuja relação com o tênis é enorme. Foi nele em 1997, que Gustavo Kuerten, vindo de uma sequência de derrotas, reencontrou seu jogo, venceu o Challenger Embratel l Cup, realizado no local antes de ir para Roland-Garros escrever seu nome na história.

Desde sua fundação, em 14 de julho de 1927, até os dias de hoje, o Graciosa Country Club tem representatividade e glamour muito especiais na sociedade curitibana, sendo um clube bastante tradicional. Ele reúne em seu quadro social, um seleto grupo de associados, muitos dos quais destaque no cenário econômico, social e político nacional. Sua sede possui aproximadamente 300 mil metros quadrados de área, em local privilegiado, a poucos minutos do centro de Curitiba. Os três mil associados podem desfrutar de um belíssimo campo de golfe, quadras de tênis, padel e beach tennis, um moderno centro poliesportivo e uma sede social imponente e aconchegante. Para ser sócio, além do pagamento das taxas estatutariamente previstas, o candidato deve ser apresentado por dez associados e sua proposta ser aprovada pelo Conselho Deliberativo.

Falando agora especificamente do tênis, o Clube conta com 15 quadras, sendo 11 abertas e 4 cobertas, todas iluminadas nos padrões exigidos pela ITF e algumas com medidas exigidas pela ATP e WTA. São 2 vestiários, sendo um masculino e um feminino com toda infraestrutura. Os serviços de aulas particulares e em grupos aos sócios, são de segunda a sextas feiras, das 7 às 17h. As escolinhas funcionam em turno matinal e vespertino, com turmas de acordo com a faixa etária e técnica. Os treinamentos de rendimento (equipe e pré-equipe), são sempre no período da tarde de segunda a sexta-feira.

Na parte de eventos, a tradição do clube em promover e sediar grandes torneios vem desde a época amadora com a realização do Aberto de Curitiba, que contava com a participação dos principais tenistas brasileiros e da América do Sul, realizado na semana da Páscoa. Com a chegada da profissionalização, o clube disponibilizou esta data para jogadores Seniors e Veteranos. Considerado como um dos melhores do mundo pelos jogadores, o ITF de Seniors chegou a ter mais de 300 participantes, representando 11 países, que lutavam por pontos no grupo 1 da ITF. O evento foi realizado durante 11 anos.

Anualmente, sempre no início do ano, o clube sedia um torneio future feminino, e nos últimos anos o torneio tem revelado grandes nomes do tênis mundial como: Amanda Anisimova, tenista norte-americana que já foi melhor do ranking da WTA em simples. Anastasia Potapova, tenista russa que atingiu seu melhor ranking da WTA em simples no dia 22 de julho de 2019 sendo nº 64. Dayana Yastremska, tenista ucraniana que já chegou a nº 32 do mundo. Jil Belen Teichmann, tenista espanhola, nascida na Suíça que conquistou dois títulos de simples no WTA Tour, juntamente com cinco títulos de simples e cinco títulos de duplas no Circuito Feminino da ITF E Irina-Camelia Begu, tenista profissional romena, que tem como melhor ranking 29° de simples.

O clube mantém parceria com os principais promotores do País, cedendo as dependências, para realização de torneios internacionais. Numa destas oportunidades (1997), Gustavo Kuerten foi vencedor do Embratel l Cup, um mês antes de ser campeão de Roland Garros, dando início a sua ascensão a número um do mundo. Foi a conquista do título em Curitiba que ajudou Guga a ganhar confiança para vencer Roland Garros pela 1ª vez, já que a vida do tenista não estava fácil quando a temporada de saibro começou em 97, como ele mesmo conta em seu livro.

FONTE: Assessoria de Imprensa do Clube.

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o patrocínio da Decathlon, Artengo e Sandever e o apoio da Murano e do Governo do Estado do Paraná.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404